De acordo com os conceitos relacionados à Orientação a Objet...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
No contexto da Programação Orientada a Objetos (POO), objetos são instâncias de classes. As classes funcionam como moldes ou templates que definem os atributos (características) e métodos (ações) comuns a um determinado conjunto de objetos. Quando um objeto é criado, ele herda os atributos e métodos da classe à qual pertence, permitindo que estes sejam utilizados de forma concreta. Assim, a alternativa correta é a B, pois reflete corretamente esse aspecto da orientação a objetos: os objetos de fato armazenam as características definidas nas classes e através da instância de seus atributos, são capazes de invocar métodos definidos na classe.
Vamos explorar brevemente as outras alternativas para entender por que não são as corretas:
A alternativa A é incorreta porque as classes devem reunir características relevantes e não menos relevantes. Elas são projetadas para refletir entidades e conceitos importantes do domínio do problema que está sendo modelado na programação.
C é incorreta porque a Programação Orientada a Objetos difere da programação procedimental, que é construída por meio de funções e procedimentos. POO é baseada em objetos e suas interações.
D é incorreta pois atributos são as características ou propriedades das classes, e não suas ações. As ações são representadas pelos métodos.
E é equivocada ao afirmar que a Programação Estruturada é que traz o mundo real para o software. Na verdade, é a Programação Orientada a Objetos que busca modelar o software baseando-se em entidades do mundo real.
Para resolver esta questão, é necessário compreender os conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos, como a diferença entre classe e objeto, o que são atributos e métodos, e como eles são utilizados na construção de um software. A alternativa correta, B, reflete uma compreensão clara de como os objetos são derivados das classes e como eles operam em um ambiente de POO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
que o pariu!
A
As classes reúnem características MAIS relevantes de um projeto ao Projeto desenvolvido.
B
Os objetos guardam características das classes, instanciando os atributos para chamar os métodos existentes. (CORRETA)
C
Na programação ESTRUTURADA, o programa é construído por meio de funções e procedimentos.
D
Os MÉTODOS são conhecidos como as ações das Classes.
E
A programação ORIENTADA A OBJETO traz o mundo real para o software em construção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo