“A partir de então o Pará começou a sofrer grandes punições...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738285 História e Geografia de Estados e Municípios
“A partir de então o Pará começou a sofrer grandes punições por parte do governo Brasileiro. O movimento independentista e arrivista passou gradativamente a perder status”, tal acontecimento ocasionou com o fim do movimento:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. B

A Cabanagem, revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil), recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que moravam em cabanas às beiras de rios e eram chamados de cabanos.

A) A Revolução Farroupilha passou para a história como uma das revoltas por liberdade no Brasil da época do Império, no século 19. ... Por esse motivo, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, tomaram o poder em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835, expulsando de lá o presidente da província e empossando o vice.

B) GABARITO - CABANO- Apesar de ser associada à participação popular -- em especial, de indígenas, camponeses e ex-escravos -- as revoltas também envolveram membros da elite, e têm seus antecedentes marcados pela resistência à Independência do Brasil, em 1822, e pela recusa ao reinado de Dom Pedro I por parte da Província de Belém do Grão-Pará -- atuais estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Dessas tensões surge a aliança entre o povo e as elites em um dos maiores movimentos vividos pelo povo paraense.

C) tenentismo foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros durante o período da . Esse corpo de oficiais era composto em geral por tenentes e capitães que estavam insatisfeitos com o sistema político brasileiro, sobretudo com as práticas do jogo político imposto pelas oligarquias.

O surgimento do tenentismo na década de 1920 contribuiu para a desestabilização da ordem política existente na Primeira República. O surgimento desse movimento remonta à campanha eleitoral das eleições de 1922. Nessas eleições, a oligarquia paulista e mineira lançou  como candidato a presidente e enfrentou a concorrência de , apoiado pelas oligarquias de Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

D) Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.

E) CABOCLO, NÃO ACHEI NADA......SRSRS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo