A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementare...
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnpic. Acesso em: 09/08/2023. Adaptado.)
Atualmente, contribui para a ampliação das abordagens de cuidado e das possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde, o número total de práticas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (44)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - A alternativa propõe um total de 10 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A alternativa apresenta valor inferior.
B) Incorreta - A alternativa propõe um total de 15 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A alternativa apresenta valor inferior.
C) Incorreta - A alternativa propõe um total de 20 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A alternativa apresenta valor inferior.
D) Correta - A PNPIC, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, contemplou, inicialmente, diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos da homeopatia, da medicina tradicional chinesa/acupuntura, de plantas medicinais e fitoterapia, além de medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia. Nos anos de 2017 e 2018, a política foi ampliada em 24 novas práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. O total de 29 práticas contribuem para a ampliação das abordagens de cuidado e das possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde.
E) Incorreta - A alternativa propõe um total de 35 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A alternativa apresenta valor superior.
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A PNPIC, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, contemplou, inicialmente, diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos da homeopatia, da medicina tradicional chinesa/acupuntura, de plantas medicinais e fitoterapia, além de medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia.
Nos anos de 2017 e 2018, a política foi ampliada em 24 novas práticas com a publicação das e : arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.
O total de 29 práticas contribuem para a ampliação das abordagens de cuidado e das possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde.
https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnpic
As 29 práticas integrativas são: apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição de mãos, antroposofia, acunputura e medicina tradicional chinesa (mtc), meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, plantas medicinais/fitoterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reike, shantala, terapia comunitaria integrativa, terapia de florais, termalismo social/crenoterapia e yoga.
5 práticas em 2006
1. Acupuntura
2. Homeopatia
3. Fitoterapia
4. Antroposofia
5. Termalismo
14 incluídas em 2017
1. Arteterapia,
2. Ayurveda, ]
3. Biodança,
4. Dança Circular,
5. Meditação,
6. Musicoterapia,
7. Naturopatia,
8. Osteopatia,
9. Quiropraxia,
10. Reflexoterapia,
11. Reiki,
12. Shantala,
13. Terapia Comunitária Integrativa
14. Yoga
10 incluídas em 2018
1. Apiterapia
2. Aromaterapia
3. Bioenergética
4. Constelação familiar
5. Cromoterapia
6. Geoterapia
7. Hipnoterapia
8. Imposição de mãos
9. Ozonioterapia
10. Terapia de Florais
TOTAL 29
FONTE https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/arquivos/praticas-integrativas-pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo