A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementare...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277198 Enfermagem
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de normativas e diretrizes que visam incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no SUS. Entre os principais objetivos da PNPIC está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração entre o modelo convencional de cuidado – de racionalidades – e um olhar e uma atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.

(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnpic. Acesso em: 09/08/2023. Adaptado.)

Atualmente, contribui para a ampliação das abordagens de cuidado e das possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde, o número total de práticas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de normativas e diretrizes que visam incorporar e implementar as práticas integrativas e complementares (PICS) no SUS. A política baseia-se na perspectiva da prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. 

A) Incorreta - A alternativa propõe um total de  10 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).  A alternativa apresenta valor inferior. 

B) Incorreta - A alternativa propõe um total de  15 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).   A alternativa apresenta valor inferior. 

C) Incorreta - A alternativa propõe um total de  20 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).  A alternativa apresenta valor inferior. 

D) Correta - A PNPIC, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, contemplou, inicialmente, diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos da homeopatia, da medicina tradicional chinesa/acupuntura, de plantas medicinais e fitoterapia, além de medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia.  Nos anos de 2017 e 2018, a política foi ampliada em 24 novas práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.  O total de 29 práticas contribuem para a ampliação das abordagens de cuidado e das possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde. 

E) Incorreta - A alternativa propõe um total de  35 práticas integrativas, estando em desacordo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A alternativa apresenta valor superior. 

Gabarito: Letra D



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) é uma política que visa integrar práticas alternativas e complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Isso é feito com o objetivo de oferecer uma abordagem mais holisticamente integrada e eficaz na avaliação, diagnóstico e cuidado do paciente. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o número total de práticas oferecidas por essa política é de 29, conforme indicado na alternativa D. Essas práticas incluem diferentes modalidades de medicina alternativa, complementar e integrativa, como acupuntura, homeopatia, medicina tradicional chinesa, entre outras. Essa diversidade de práticas amplia as abordagens possíveis de cuidado e potencializa a integralidade e a resolutividade da atenção à saúde.

A PNPIC, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, contemplou, inicialmente, diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos da homeopatia, da medicina tradicional chinesa/acupuntura, de plantas medicinais e fitoterapia, além de medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia. 

Nos anos de 2017 e 2018, a política foi ampliada em 24 novas práticas com a publicação das  e : arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. 

O total de 29 práticas contribuem para a ampliação das abordagens de cuidado e das possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde.

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnpic

As 29 práticas integrativas são: apiterapia, aromaterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dança circular, geoterapia, hipnoterapia, homeopatia, imposição de mãos, antroposofia, acunputura e medicina tradicional chinesa (mtc), meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, ozonioterapia, plantas medicinais/fitoterapia, quiropraxia, reflexoterapia, reike, shantala, terapia comunitaria integrativa, terapia de florais, termalismo social/crenoterapia e yoga.

5 práticas em 2006

1.      Acupuntura

2.      Homeopatia

3.      Fitoterapia

4.      Antroposofia

5.       Termalismo

14 incluídas em 2017

1.      Arteterapia,

2.      Ayurveda, ]

3.      Biodança,

4.      Dança Circular,

5.      Meditação,

6.      Musicoterapia,

7.       Naturopatia,

8.      Osteopatia,

9.      Quiropraxia,

10.  Reflexoterapia,

11.  Reiki,

12.  Shantala,

13.   Terapia Comunitária Integrativa

14.   Yoga

10 incluídas em 2018

1.      Apiterapia

2.      Aromaterapia

3.      Bioenergética

4.      Constelação familiar

5.      Cromoterapia

6.       Geoterapia

7.      Hipnoterapia

8.      Imposição de mãos

9.      Ozonioterapia

10.  Terapia de Florais

TOTAL 29

FONTE https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/arquivos/praticas-integrativas-pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo