A doença neurológica que apresenta como principal distúrbio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Fisioterapeuta |
Q2910536 Fisioterapia

A doença neurológica que apresenta como principal distúrbio a perda gradual de neurônios produtores de dopamina é denominada:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Doença de Parkinson

1. Tema Central da Questão:

A questão aborda distúrbios neurológicos, especificamente condições associadas à perda de neurônios produtores de dopamina. Esse é um tema fundamental em fisioterapia neurológica, pois envolve compreensão de doenças que afetam o sistema nervoso central e as suas manifestações clínicas. A fisioterapia desempenha um papel crucial na reabilitação e no manejo dos sintomas dessas condições.

2. Resumo Teórico:

A doença de Parkinson é uma desordem neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva de neurônios dopaminérgicos na região do mesencéfalo conhecida como substância negra. A dopamina é um neurotransmissor vital para o controle dos movimentos, e sua ausência leva a sintomas como tremores, rigidez muscular, bradicinesia (lentidão de movimentos) e instabilidade postural.

Fontes como a Associação Brasileira de Doença de Parkinson e estudos na área de neurologia, como os apresentados pela American Parkinson Disease Association, reforçam a importância do diagnóstico precoce e do manejo adequado dos sintomas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

3. Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa C - Doença de Parkinson está correta porque é a única listada que tem como característica principal a perda gradual de neurônios produtores de dopamina. Este é um critério diagnóstico chave para a doença de Parkinson, fazendo dela a resposta certa para essa questão.

4. Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Doença de Huntington: Embora também seja uma doença neurodegenerativa, a doença de Huntington envolve a degeneração de neurônios no estriado, levando a movimentos involuntários rápidos e descoordenados, não sendo primariamente associada à dopamina.
  • B - Acidente Vascular Encefálico (AVE): Trata-se de uma condição aguda, não crônica como o Parkinson, resultante de isquemia ou hemorragia, com diversos déficits neurológicos dependendo da área afetada, mas não é caracterizada pela perda de neurônios dopaminérgicos.
  • D - Síndrome de Horner: É um distúrbio do sistema nervoso simpático que leva a sintomas como ptose palpebral, miose e anidrose. Não tem relação com a dopamina.
  • E - Doença de Alzheimer: Caracteriza-se por perda de memória e funções cognitivas, associada à deposição de placas beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares, não à perda de dopamina.

5. Estratégias de Interpretação:

Para resolver questões como esta, identifique palavras-chave no enunciado, como "perda gradual de neurônios produtores de dopamina". Relacione essas informações aos conceitos aprendidos sobre doenças neurológicas. Lembre-se de excluir sistematicamente as alternativas que não correspondem às características mencionadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo