O Psicodrama desenvolvido por J. L. Moreno vem contribuindo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1893848 Psicologia

O Psicodrama desenvolvido por J. L. Moreno vem contribuindo de maneira significativa nas avaliações e na intervenção em conflitos no contexto judicial.

Sobre a cena psicodramática pensada por Moreno na abordagem dos grupos, analise as afirmativas a seguir.


I. O protagonista é a pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização e que desenvolve no cenário o tema determinado pelo diretor.

II. O diretor é o psicoterapeuta do grupo e o diretor psicodramático, que facilita o bom desenvolvimento da cena dramática.

III. Egos-auxiliares são pessoas que contracenam com o protagonista, retratando no palco papéis requeridos pelo mundo do paciente.


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Médico e filósofo, estudioso do homem e de seus vínculos relacionais, Moreno amava o teatro. A principal finalidade do Psicodrama é facilitar o contato do indivíduo com suas próprias emoções, utilizando os recursos da dramatização. Atualmente, a metodologia é largamente usada em empresas, escolas, comunidades, além de psicólogos e psiquiatras que utilizam em seus tratamentos.

Psicodrama é uma psicoterapia em grupo em que a representação dramática improvisada é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais, visando à catarse e ao desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.


O palco é o cenário onde se desenvolve a cena; o sujeito é o protagonista; o diretor o que conduzirá a cena; os ego-auxiliares, que serão os encarregados de encenar os personagens, contracenando, com o protagonista, os personagens reais ou fantasiosos, aspectos do paciente, símbolos do seu mundo; e o público são aqueles que estarão assistindo a cena.

O erro do item I está em afirmar que o tema será determinado pelo diretor, quando é o protagonista quem traz o tema e ao mesmo tempo desenvolve a cena, acumulando as funções de autor e ator. O diretor é  quem introduz o manejo de técnicas fundamentais do Psicodrama; conduz e encaminha a sessão em suas etapas, facilitando o aquecimento do grupo e do protagonista para a ação; produz a dramatização de cenas, instrumentação de imagens, jogos dramáticos, trabalho corporal; orientar ações do ego-auxiliar.


GABARITO: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sobre a prática psicodramática, esta assenta-se no tripé:

Contextos, instrumentos e etapas.

O Contexto refere-se ao encadeamento de vivências de indivíduos que se inter-relacionam numa RESERVA espaço-temporal. São três os contextos do Psicodrama: social – que é constituído pela realidade social, pelo tempo cronológico e pelo espaço concreto-, grupal - constituído pela realidade grupal, pelo tempo cronológico dentro de um intervalo pré-estabelecido e pelo espaço concreto, que pode ser escolhido e determinado- e dramático – constituído pela realidade dramática no "como se", pelo tempo fenomenológico, subjetivo e pelo espaço também fenomenológico, virtual, construído sobre espaço concreto, devidamente marcado.

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público.

Cenário é o espaço onde ocorre a ação dramática, este é multidimensional e móvel.

Protagonista é o sujeito que emerge para a ação dramática, trazendo consigo os sentimentos comuns que permeiam o grupo.

Diretor é o terapeuta que coordena a sessão. Ego auxiliar é o terapeuta que interage em cena com o protagonista, ele faz a ligação entre o diretor e o protagonista da cena dramática, tem as funções de ator, auxiliar do protagonista e observador social.

Público é o conjunto dos demais participantes da sessão psicodramática.

As etapas são: aquecimento – dividido em inespecífico e específico – é a preparação para a ação dramática e o memento para a escolha do protagonista; Dramatização etapa na qual se dá a ação dramática - e compartilhar que é a volta para o contexto grupal, no qual cada participante pode se expressar sobre suas emoções diante da cena dramática seguindo a ordem de primeiro falar os participantes da cena e depois o grupo.

O Psicodrama é, pois, um facilitador da manifestação de conflitos, idéias e emoções sobre algum tema específico. Fundamentado na teoria do momento e no princípio da espontaneidade, estimula a livre participação de todos fazendo emergir a criatividade na ação dramática e, por conseguinte a catarse ativa.

Para saber mais:

Gonçalves, C. S. Lições de Psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno / Camila Salles Gonçalves, José Roberto Wolff, Wilson Castello de Almeida. - São Paulo. Ed Ágora, 1988

Qual seria o erro na afirmativa 1 ?

Protagonista – a pessoa ou grupo, que protagonizará determinada situação;

Iago, o tema não é determinado pelo diretor

errei por pura falta de interpretação de texto: o protagonista não "está em torno", ele é central!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo