Considere uma fundação que pode ser aplicada a qualquer tipo...
Considere uma fundação que pode ser aplicada a qualquer tipo de solo e também abaixo do nível de água e é construída por um equipamento que tem um pilão e um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia. Durante a sua execução, utiliza-se uma torre metálica da qual é lançado o pilão com a função de cravar o tubo.
Esse tipo de fundação refere-se à estaca
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda.
Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.
Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda cita-se as estacas.
A NBR 6122 (ABNT, 2019) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações. Acerca dos tipos de fundações mencionados pelas alternativas, tem-se que:
- A alternativa A está correta. A estaca Franki é uma estaca moldada in loco por cravação, utilizando-se de golpes de um pilão. Tal estaca é caracterizada por possuir base alargada e ser integralmente armada (ABNT NBR 6122, 2019);
- A alternativa B está errada. A estaca hélice contínua trata-se de uma estaca de concreto moldada in loco, executada por meio da introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado, simultaneamente à sua retirada. A armadura da estaca é introduzida após o lançamento do concreto (ABNT NBR 6122, 2019);
- A alternativa C está errada. A estaca raiz é uma estaca moldada in loco, executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva. Ela é armada e preenchida com argamassa de cimento e areia e caracteriza-se por ser integralmente revestida por tubos metálicos recuperáveis (ABNT NBR 6122, 2019);
- A alternativa D está errada. A estaca Strauss consiste numa estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira numa condição em que há total revestimento com camisa metálica. O concreto é lançado e apiloado, simultaneamente e gradativamente, com a retirada do revestimento (ABNT NBR 6122, 2019);
- A alternativa E está errada. A estaca mega, também chamada de estaca de reação ou prensada, trata-se de uma estaca utilizada em situações que demandem reforço. A estaca mega é introduzida no solo com o auxílio de um macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura previamente existente (ABNT NBR 6122, 2019).
Gabarito do professor: letra A.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa A
As estacas tipo Franki são executadas enchendo-se de concreto perfurações previamente executadas no terreno, através de cravação de tubo de ponta fechada, recuperado.
A grande vantagem desta estaca é a alta produtividade alcançada nas obras pelo emprego conjunto de bate estacas de deslocamentos rápidos, martelos com alta capacidade de cravação e o concreto plástico vibrado.
Sua principal limitação são as vibrações causadas durante a cravação. Essa interferência pode danificar inclusive edificações próximas, não sendo indicadas quando há construções vizinhas antigas.
Outras desvantagens da estaca Franki:
O procedimento de execução de estaca Franki pode gerar o levantamento de estacas previamente executadas.
A outra desvantagem é que este tipo de estaca não é recomendado para casos em que haja camadas de solo mole saturado, o que pode acarretar descontinuidade da camada de concreto (estrangulamento do fuste) devido a movimentação do solo durante a execução da estaca. Caso existam camadas se solos muito moles ou fluxo de água subterrânea na área de execução das estacas, pode-se optar pela não retirada do revestimento. Neste caso a estaca é denominada Franki tubada ou apenas de estaca tubada.
Fonte: Estrstégia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo