O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil tem avanç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277207 Enfermagem
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil tem avançado a cada ano, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal programa contempla os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), que foram criados em novembro de 2000 por meio da Portaria nº 464/2000 e que tem por objetivo beneficiar uma parcela especial da população brasileira que, por motivos biológicos, é impedida de usufruir dos imunobiológicos disponíveis na rede pública ou necessita de outros imunobiológicos especiais, tais como pessoas portadoras de imunodeficiência congênita, infectados pelo HIV, portadores de doenças neurológicas, cardiopatas, pneumopatas, doenças hematológicas, dentre outros, bem como apoiar a investigação de casos suspeitos de eventos adversos pós-vacinação. Os profissionais de saúde também são contemplados pelos CRIEs, e devem ser protegidos das doenças infecciosas por intermédio da vacinação, uma vez que têm significativa probabilidade de contrair ou transmitir doenças como hepatite B, por exemplo. Dentro deste contexto e em relação à vacinação dos profissionais de saúde contra a hepatite B, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio dos calendários vacinais, garante imunização gratuita contra hepatite B para os profissionais de saúde que possuem risco aumentado para infecção relacionada aos processos laborais.

A) Correta- O esquema vacinal para hepatite B é: para a vacinação rotineira de crianças, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adotou o esquema de quatro doses: uma dose em formulação isolada ao nascimento e doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, incluídas na vacina pentavalente de células inteiras. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam os esquemas de quatro doses (adotado pelo PNI) ou de três doses: ao nascimento, em formulação isolada, e aos 2 e 6 meses de vida, como parte da vacina hexavalente acelular. Aos 4 meses é recomendada a vacina penta acelular, que não contém o antígeno hepatite B em sua formulação. Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados no primeiro ano de vida, o PNI, a SBP e a SBIm recomendam três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda doses e de seis  meses entre a primeira e a terceira.

B) Incorreta- A questão solicita a alternativa que apresenta um afirmativa incorreta sobre a hepatite B. A alternativa propõe que os profissionais de saúde que já tiveram hepatite B também devem ser vacinados, estando incorreta, profissionais que já tiveram hepatite B estão imunes à reinfecção e não necessitam de profilaxia pós-exposição. 

C) Correta- Vacinas para Hepatite B: Toda dose administrada deve ser considerada, complementando-se o esquema em caso de interrupção com intervalo mínimo de dois meses entre as doses.

D) Correta - Conforme Manual dos centros de referência para imunobiológicos especiais do Ministério da Saúde, recomenda-se a sorologia de um a dois meses após a última dose do esquema vacinal, para verificar se houve resposta satisfatória à vacina (Anti-HBs > 10UI/mL) para todos esses profissionais.

E) Correta - Conforme Manual dos centros de referência para imunobiológicos especiais do Ministério da Saúde, para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ocupacional a material biológico, o profissional já vacinado com as doses recomendadas e resposta vacinal conhecida e adequada não precisa receber a vacina.



Gabarito: Letra B


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual dos centros de referência para imunobiológicos especiais / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está pedindo a alternativa que é INCORRETA. A alternativa B afirma que os profissionais de saúde que já tiveram hepatite B também devem ser vacinados. Isso é incorreto, pois aqueles que já foram infectados pelo vírus da hepatite B e se recuperaram, naturalmente desenvolvem imunidade à doença. Isso significa que seu sistema imunológico já está equipado para combater o vírus se for exposto novamente. Portanto, não há necessidade de vacinação para esses indivíduos. As demais alternativas estão corretas em relação à vacinação contra hepatite B, por isso, a alternativa B é a resposta correta para essa questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo