O risco Brasil, medido pelo Credit Default Swap (CDS), atin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279538 Atualidades
O risco Brasil, medido pelo Credit Default Swap (CDS), atingiu na quinta-feira (19.09.2019), o menor nível em seis anos, aos 116 pontos, mas os investidores estrangeiros continuam cautelosos. Embora antecipem um cenário doméstico melhor, eles tendem a não colocar recursos no País sem maior crescimento econômico e avanço de outras reformas.
(Band. Disponível em https://bit.ly/2WePwQ6. Acesso em 27.10.2019. Adaptado)
CDS deve ser entendido como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O risco país é um indicador do setor econômico e financeiro que diz respeito às possíveis mudanças no ambiente de negócios de um país que impactem negativamente no valor dos ativos de indivíduos ou de empresas estrangeiras. 
Ou seja, é um indicador utilizado para orientar os investidores estrangeiros a respeito da situação financeira de um mercado emergente. 
O Risco Brasil é composto por  diversos indicadores econômicos: EMBI+Br, (Emerging Markets Bond Index Plus do Brasil) CDS do Brasil e o rating (rating é uma nota que as agências internacionais de classificação de risco de crédito atribuem a um emissor (país, empresa, banco) de acordo com sua capacidade de pagar uma dívida).  Serve para que investidores saibam o grau de risco dos títulos de dívida que estão adquirindo) de diversas agências.
O Risco Brasil reflete o grau de confiança dos investidores em relação a economia do país. É uma relação inversamente proporcional, quanto maior o Risco Brasil, menor o grau de confiança. O CDS é uma das maneiras de medir o Risco Brasil.

O candidato, para responder a questão, precisa possuir o conhecimento prévio do que é o Risco Brasil e quais os indicadores e como ele é calculado. Por ser uma questão bastante específica de economia, a bibliografia, que normalmente é dada quando da inscrição, deverá dar a possibilidade de acesso a tal tipo de conhecimento. 
Então.. o que vem a ser CDS?

A) INCORRETA - O EMBI+Br é o índice de títulos da dívida de mercados emergentes. Este indicador compara a rentabilidade dos títulos da dívida pública brasileira e aqueles do tesouro americano. Esta diferença representa a capacidade do governo brasileiro cumprir suas obrigações financeiras. 
B) INCORRETA - O rating de crédito classifica instituições, países e investimentos sobre o risco de crédito. Ele é uma avaliação sobre a confiabilidade de que o investidor receberá o que for estabelecido ao alocar seu dinheiro. 
C) CORRETA - O CDS Brasil é um título do mercado financeiro, funcionando como um seguro. Seu objetivo é evitar que haja inadimplência em operações de crédito. 
D) INCORRETA - O ROI, retorno de Investimento, é a taxa de retorno sobre investimento. É uma métrica que mensura o rendimento obtido com uma determinada quantia de recursos. É a razão entre o lucro líquido e o investimento efetuado dentro de um determinado período.
E) INCORRETA - O Dollar Index é o índice do dólar americano com relação a moedas de outros países. As moedas escolhidas são o euro, o iene japonês, franco suíço, dólar canadense, coroa sueca e libra esterlina. Cada moeda dessas possui uma cota na cesta de calculo do índice, o qual é a média ponderada do custo das seis moedas. 
RESPOSTA: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(C)

O preço de um CDS está relacionado com a probabilidade daquele emissor não pagar as suas dívidas. Ou seja, quanto maior o risco de crédito dele, maior o valor do CDS, quanto menor o risco, menor o preço do CDS.

(...) O risco Brasil, medido pelo Credit Default Swap (CDS), um título que protege contra calotes da dívida soberana, atingiu na quinta-feira, 19, o menor nível em seis anos, aos 116 pontos, mas os investidores estrangeiros continuam cautelosos. Embora antecipem um cenário doméstico melhor, eles tendem a não colocar recursos no País sem maior crescimento econômico e avanço de outras reformas. (...)

Fonte: o link do enunciado da questão (qc está bloqueando o link)

Gabarito: C

Bons estudos!

O Risco-País, que também pode ser chamado de Risco-Brasil ou Risco Soberano, é um conceito econômico que expressa a probabilidade de insolvência de um país frente aos investidores estrangeiros.

Ou seja, quando estrangeiros pensam em investir no Brasil, por exemplo, considera-se o Risco-País um dos termômetros mais fiéis para saber a capacidade de uma nação honrar seus compromissos financeiros e dívidas, sobretudo em momentos de alta incerteza, como o que estamos vivendo.

Dentro desse conceito, fatores externos à economia, como a condução da política nacional ou qualquer agente que cause instabilidade no mundo, são preponderantes para o nível do Risco-País.

Há dois instrumentos principais para medir o Risco-País: o EMBI+Br e o Credit Default Swap (CDS)

Basicamente, o CDS é como se fosse um seguro contra eventuais calotes do pagamento de títulos públicos. Por isso, ele funciona como uma medida do Risco-País.

A negociação do CDS é a chave para determinar o nível de risco para se investir no Brasil. Por exemplo, se houver uma indicação de que há uma demanda maior pela compra por CDS e, assim, seu preço for aumentando, isso quer dizer que há mais Risco-País.

Também conhecido como CDS, o Credit Default Swap é um título derivativo que funciona como um seguro para evitar inadimplência em uma operação de crédito. Dessa forma, o CDS oferece proteção para quem procura proteger uma carteira de crédito, através de uma seguradora que emite o título e assume a função de garantir o valor investido caso haja calote.

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/credit-default-swap/

Não vejo erro na Letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo