O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose foi construído cons...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277212 Enfermagem
O Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose foi construído considerando a meta de redução da incidência e mortalidade desta doença infecciosa até o ano de 2035. Implantar a vigilância da Infecção Latente de Tuberculose (ILTB) faz parte dos objetivos do pilar da prevenção e do cuidado integrado centrado na pessoa com tuberculose. A ILTB ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. Podemos afirmar que o período de latência tem a durabilidade de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores


A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A) Incorreta - A alternativa propõe que o período de latência para TB tenha a durabilidade de até um ano, estando em desacordo ao Protocolo de vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil do Ministério da Saúde. 

B)  Incorreta - A alternativa propõe que o período de latência para TB tenha a durabilidade de até dois anos, estando em desacordo ao Protocolo de vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil do Ministério da Saúde. 

C)   Incorreta - A alternativa propõe que o período de latência para TB tenha a durabilidade de até seis meses, estando em desacordo ao Protocolo de vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil do Ministério da Saúde. 

D)   Incorreta - A alternativa propõe que o período de latência para TB tenha a durabilidade de até quatro anos, estando em desacordo ao Protocolo de vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil do Ministério da Saúde. 

E) Correta - A Infecção Latente de Tuberculose  (ILTB) ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo M. tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. Em geral, as pessoas infectadas permanecem saudáveis por muitos anos, sem transmitir o bacilo, e com imunidade parcial à doença.


Gabarito: Letra E

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo de vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão refere-se ao conceito de Infecção Latente de Tuberculose (ILTB), que é uma condição em que a pessoa foi infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas não apresenta a doença ativa. O período de latência é o tempo entre a infecção e o início dos sintomas da doença. A alternativa correta é a E, "pode se estender por muitos anos", porque a tuberculose tem um período de latência que pode durar de semanas a muitos anos. Isso ocorre porque após a infecção, a bactéria pode permanecer em um estado dormente no corpo do hospedeiro, sem causar doença, mas com a capacidade de se reativar e causar doença ativa em algum momento futuro. Portanto, a duração desta latência pode ser muito variada e, em muitos casos, pode se estender por muitos anos.

não é bactéria e sim um bacilo

Tatiane kkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo