Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte apont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201044 Sociologia
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - A física social preencheria uma lacuna deixada por outras áreas no sistema das ciências de observação e, através da sua criação, seria possível estabelecer a Filosofia Positiva.

A questão aborda a hierarquia das ciências segundo o pensamento de Auguste Comte, um dos fundadores da Sociologia e do Positivismo. Para resolvê-la, é necessário entender o conceito de que Comte classificou as ciências de acordo com sua complexidade e maturidade, iniciando pelas mais simples e estabelecidas até as mais complexas e novas.

A alternativa correta é a C. Comte acreditava que a criação da "física social" (hoje chamada Sociologia) preencheria uma lacuna no conhecimento científico. A física social, para Comte, era essencial para uma compreensão global do comportamento humano e para a consolidação da Filosofia Positiva.

Vamos analisar as outras alternativas:

A - Para Comte, todas as ciências percorrem simultaneamente os três estágios de desenvolvimento, alcançando no ápice o conhecimento absoluto de seus objetos de estudo. Essa afirmativa está incorreta porque Comte não acreditava que as ciências percorriam os estágios simultaneamente nem que alcançavam o conhecimento absoluto. Ele propôs que as ciências evoluem através de três estágios (teológico, metafísico e positivo), mas não de forma simultânea.

B - Considerando o princípio de classificação, pautado simplicidade e complexidade, a física social se localizaria na base da linha hierárquica, pois, era uma ciência recém-criada que não possuía ainda uma metodologia consolidada. Esta alternativa está incorreta porque, na hierarquia das ciências de Comte, a física social seria uma das ciências mais complexas, devido à complexidade dos fenômenos sociais que estuda, e não estaria na base da hierarquia.

D - Direcionada à compreensão dos fenômenos sociais, a Física Social deveria voltar-se aos particularismos e singularidades, descartando as pretensões de caráter universal. Esta alternativa está incorreta porque a física social de Comte busca exatamente encontrar leis gerais e universais que expliquem os fenômenos sociais, e não se limitar aos particularismos.

E - No estado positivo, a imaginação e a observação dariam lugar à abstração, privilegiando a explicação das causas dos fenômenos a partir de uma conduta pautada na argumentação. Esta alternativa também está incorreta. No estado positivo, Comte privilegia a observação e a experimentação sobre a imaginação e a abstração, focando na descrição e previsão dos fenômenos ao invés de explicações causais abstratas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa Filosofia Social Positivista se inspirava no método de investigação das Ciências da Natureza, assim como procurava identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural. “A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o Positivismo foi chamado também de organicismo. Pode-se apontar, portanto, como primeiro princípio teórico dessa Escola, a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados”

[5] Cristina Costa. Sociologia: Introdução á Ciência da Sociedade. Editora Moderna, São Paulo, 1997, pág. 46 e 47

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo