Em sua recente viagem à Ásia e ao Oriente Médio (de 19 a 30...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279541 Atualidades
Em sua recente viagem à Ásia e ao Oriente Médio (de 19 a 30 de outubro de 2019), o Presidente Jair Bolsonaro firmou acordos com Japão, China, Catar, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
(Gazeta do Povo. Disponível em https://bit.ly/2oHWYHe. Acesso em 30.10.2019. Adaptado)
Entre esses acordos, destaca-se a isenção de visto para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O presidente Jair Bolsonaro, em outubro de 2019, fez uma viagem a Ásia e ao Oriente Médio. Firmou acordos com países como Japão, China, Catar, Emirados Árabes e Arábia Saudita. 
O presidente, na Arábia Saudita, assinou acordos bilaterais de comércio e agricultura, energia e educação e pesquisa. 
No Catar foram feitos diversos acordos na área de diplomacia, defesa e saúde. O acordo de isenção de visto de entrada nos países de turistas, pessoas em trânsito ou em viagens de negócios é recíproco. 
Na China fechou acordos sobre a exportação da carne brasileira, farelo de algodão e outras commodities. Assinaram acordos sobre ciência, tecnologia e educação. O governo brasileiro também irá isentar os pedidos de visto para a entrada de chineses no Brasil, porém não há promessa de reciprocidade.
 Porém, em março foi assinado um decreto que permitiu a isenção de visto para a entrada de estrangeiros no país.  São favorecidos  os cidadãos dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá, sem reciprocidade. Caso os brasileiros queiram viajar para estes países previstos no acordo de março e para a China precisam de visto para entrar. 
Uma das alternativas indica os nacionais que receberam isenção de visto
A) INCORRETA - China e Japão possuem isenção de visto para entrada no país, porém o Japão recebeu esta autorização no decreto de março de 2019. 
B) INCORRETA – Os sauditas não possuem isenção de visto para entrada no país. 
C) INCORRETA - Os japoneses possuem isenção de visto para entrada no país recebendo esta autorização no decreto de março de 2019. Os sauditas não possuem isenção de visto.
D) CORRETA - Os cataris e os chineses possuem isenção de visto para entrada no país. 
E) INCORRETA – Os japoneses possuem isenção de visto para entrada no país recebendo esta autorização no decreto de março de 2019. Já os cataris receberam esta autorização de isenção de visto para entrada no país na mencionada viagem. 
RESPOSTA : D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva D

 a isenção de visto para cataris e chineses.

(...) Além dos atos com o governo, foram assinados acordos comerciais na área de infraestrutura e agricultura. Bolsonaro ainda convidou empresários chineses para participarem do megaleilão de óleo e gás, que acontecerá no dia 6 de novembro. Na ocasião, o presidente aindaa isenção de visto para a entrada de chineses no Brasil.

(...) No , Bolsonaro assinou vários acordos, entre eles para a isenção de visto de entrada nos países de turistas, pessoas em trânsito ou em viagens de negócios e para cooperação em grandes eventos esportivos. O país do Oriente Médio vai sediar a Copa do Mundo de futebol em 2022.

"O governo Bolsonaro recuou do anúncio de isenção de vistos para chineses, feito pelo presidente Jair Bolsonaro em visita oficial a Pequim, em outubro, e disse neste sábado que a proposta está sendo estudada pelo Itamaraty.

A afirmação foi feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, que representou o pai em conversa com jornalistas após um banquete oferecido pelo governo da Índia à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, em Nova Déli. O deputado participou dos restritos encontros bilaterais de Bolsonaro com o primeiro ministro Narendra Modi e o o presidente indiano Ram Nath Kovind.

"Os dois (isenção de vistos para chineses e indianos) estão meio que sendo trabalhados ao mesmo tempo", disse o deputado, após ser perguntado sobre a situação do plano de isentar indianos da necessidade de vistos. A decisão em relação aos chineses era dada como certa em entrevistas do presidente, do ministro de relações exteriores, Ernesto Araujo, e nos veículos da imprensa oficial.

Agora, Eduardo Bolsonaro disse que "os dois estão em estudo" e que "não há um prazo" para o anúncio." (Notícia de Janeiro de 2020)

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51252752

cataris e chineses.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo