"O conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos me...
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - V - F - V - F - V.
Vamos analisar cada afirmativa e entender por que são verdadeiras ou falsas, baseando-nos nos conceitos de Émile Durkheim sobre consciência coletiva, coesão social e solidariedade.
(V) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
Essa afirmativa é verdadeira porque Durkheim defendia que uma consciência coletiva forte une os indivíduos, criando uma coesão social robusta. A consciência coletiva implica em um conjunto de crenças e valores que orientam o comportamento dos membros da sociedade, promovendo a harmonia e a unidade.
(F) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
Essa afirmativa é falsa porque, segundo Durkheim, a divisão do trabalho nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica não leva à desintegração. Pelo contrário, a especialização dos indivíduos aumenta a interdependência entre eles, fortalecendo a coesão social através dos vínculos de necessidades mútuas.
(V) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
Essa afirmativa é verdadeira porque a solidariedade mecânica se refere a sociedades onde há pouca especialização do trabalho e os indivíduos compartilham valores e crenças muito semelhantes. Esse compartilhamento cria um forte sentimento de pertencimento e coesão social.
(F) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
Essa afirmativa é falsa porque, na verdade, a solidariedade mecânica está associada a uma forte consciência coletiva. Em sociedades com solidariedade mecânica, a consciência coletiva é predominante e abrangente, unindo os indivíduos de maneira sólida e consistente.
(V) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Essa afirmativa é verdadeira porque, segundo Durkheim, a solidariedade orgânica se diferencia pela especialização do trabalho e pela individualidade dos membros da sociedade. Essa especialização gera uma dependência mútua entre os indivíduos, fortalecendo a coesão social através da interdependência funcional.
Espero que esta análise ajude a compreender melhor os conceitos de Émile Durkheim relacionados à consciência coletiva, coesão social e tipos de solidariedade. Se houver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Analisando as afirmativas:
1. (V) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
2. (F) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
3. (V) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
4. (F) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
5. (V) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Portanto, a sequência correta é:
A) V - F - V - F - V
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo