Maria foi atendida em uma emergência em trabalho de parto e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1893860 Psicologia

Maria foi atendida em uma emergência em trabalho de parto e aparentemente alcoolizada. Ela admitiu ser usuária habitual de cachaça e não ter endereço fixo. Maria deixou o hospital antes da alta médica sem levar o bebê, que, após os procedimentos de praxe, foi disponibilizado para adoção. Os futuros adotantes do bebê precisam estar cientes dos riscos de desenvolvimento do Transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool, que pode se manifestar, segundo o DSM-5, por:


I. atraso na aquisição da linguagem e no desenvolvimento motor;

II. dificuldades de aprendizado na idade escolar;

III. prejuízos no controle dos impulsos.


Entre os riscos citados, está correto o que se apresenta: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - nos itens I, II e III.

Vamos entender melhor o tema da questão e o motivo da escolha da alternativa correta.

A questão aborda o Transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool, conforme descrito no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição). Este transtorno é uma condição que pode surgir em crianças cujas mães consumiram álcool durante a gravidez, levando a uma série de dificuldades no desenvolvimento cognitivo, motor e comportamental.

Veja a seguir a análise de cada um dos itens mencionados na questão:

Item I: Atraso na aquisição da linguagem e no desenvolvimento motor
Este item está correto, pois crianças expostas ao álcool no período pré-natal muitas vezes apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem e dificuldades motoras. O álcool pode afetar o crescimento e a maturação do sistema nervoso central do feto, resultando em dificuldades nesses aspectos.

Item II: Dificuldades de aprendizado na idade escolar
Este item também está correto. Crianças com transtorno neurocomportamental associado à exposição pré-natal ao álcool frequentemente enfrentam dificuldades de aprendizado quando chegam à escola. Problemas de atenção, memória e habilidades cognitivas são comuns e podem prejudicar o desempenho acadêmico.

Item III: Prejuízos no controle dos impulsos
Este item está correto. Entre os diversos problemas comportamentais associados a este transtorno, prejuízos no controle dos impulsos são bastante prevalentes. Isso pode levar a comportamentos impulsivos e dificuldades em regular emoções e ações.

Portanto, a opção E é a correta, pois todos os itens (I, II e III) são manifestações possíveis do Transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool, de acordo com o DSM-5.

Alternativas incorretas:

A - somente no item I: Esta alternativa está incorreta, pois ignora os itens II e III, que também são corretos.

B - somente nos itens I e II: Esta alternativa está incorreta, pois ignora o item III, que também é correto.

C - somente nos itens I e III: Esta alternativa está incorreta, pois ignora o item II, que também é correto.

D - somente nos itens II e III: Esta alternativa está incorreta, pois ignora o item I, que também é correto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o DSM-V:

Critérios propostos para Transtorno Neurocomportamental Associado a Exposição Pré-natal ao Álcool

B. Funcionamento neurocognitivo prejudicado, conforme manifestado por um ou mais dos seguintes:

1. Prejuízo no desempenho intelectual global (i.e., QI igual ou menor que 70 ou um escore- -padrão igual ou menor que 70 em uma avaliação abrangente do desenvolvimento).

2. Prejuízo na função executiva (p. ex., planejamento e organização pobres; inflexibilidade; dificuldade com inibição comportamental).

3. Prejuízo no aprendizado (p. ex., conquistas acadêmicas inferiores ao esperado para o nível intelectual; deficiência de aprendizado específica).

4. Prejuízo na memória (p. ex., problemas para lembrar informações aprendidas recentemente; cometer repetidamente os mesmos erros; dificuldade para lembrar instruções verbais longas).

5. Prejuízo no raciocínio visuoespacial (p. ex., desenhos ou construções desorganizados ou mal planejados; problemas em diferenciar esquerda e direita).

C. Autorregulação prejudicada, manifestada por um ou mais dos seguintes:

1. Prejuízo na regulação do humor ou comportamento (p. ex., labilidade do humor; afeto negativo ou irritabilidade; explosões comportamentais frequentes).

2. Déficit de atenção (p. ex., dificuldade para direcionar a atenção; dificuldade em manter o esforço mental).

3. Prejuízo no controle de impulsos (p. ex., dificuldade de esperar a sua vez; dificuldade de seguir regras).

D. Prejuízo no funcionamento adaptativo, manifestado por dois ou mais dos seguintes, um dos quais deve ser (1) ou (2):

1. Déficit na comunicação (p. ex., atraso na aquisição da linguagem; dificuldade de compreensão da linguagem falada).

2. Prejuízo na comunicação e interação sociais (p. ex., excessivamente amistoso com estranhos; dificuldade na leitura dos sinais sociais; dificuldade de compreender as consequências sociais).

3. Prejuízo nas habilidades de vida diária (p. ex., higiene pessoal, alimentação ou banho demorados; dificuldade de lidar com a agenda diária).

4. Prejuízo nas habilidades motoras (p. ex., desenvolvimento pobre da motricidade fina; atraso na aquisição dos marcos da motricidade ampla ou déficits persistentes no funcionamento motor amplo; déficits na coordenação e no equilíbrio).

Sobre os riscos de desenvolvimento do Transtorno Neurocomportamental Associado à Exposição Pré-natal ao Álcool, que pode se manifestar, segundo o DSM-5:

I. Correto - atraso na aquisição da linguagem e no desenvolvimento motor;

II. Correto - dificuldades de aprendizado na idade escolar;

III. Correto - prejuízos no controle dos impulsos.

Gabarito: E

O consumo abusivo de álcool tem origem multifatorial e sua gênese e desenvolvimento sofrem influência de três grupos de fatores de risco. Entre os biológicos encontram-se a predisposição genética (genótipo), história familiar de alcoolismo e exposição ao álcool na gestação.

Os fatores sociais incluem, por exemplo, o fácil acesso a bebidas alcoólicas, aprovação cultural e/ou familiar, participação de grupo de pares usuários entre outros.

Em relação às condições psicopatológicas encontram-se a baixa tolerância à frustração, fraco controle dos impulsos, comportamento de busca de novidades, transtornos depressivos, ansiosos e transtornos de personalidade (borderline e antissocial)

Estudos realizados nas últimas décadas sobre as características do uso de álcool por mulheres têm sugerido vários fatores ambientais específicos do alcoolismo feminino. Entre esses fatores se destacam: o baixo nível sócioeconômico, alcoolismo dos pais, experiências infantis negativas, uso de substâncias pelos parceiros, comportamentos dos amigos em relação à bebida e baixa capacidade de controle dos impulsos frente às adversidades do meio (RAMOS; BERTOLOTE, 1997; STEIN; CYR, 1997).

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-27112013-111939/publico/dissertacao_original.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo