A judicialização da vida vem colocando em ação práticas cada...
A judicialização da vida vem colocando em ação práticas cada vez mais segregativas. A sociedade civil e a população em geral tornam-se alvos permanentes de intervenção governamental com o objetivo de prolongar a duração da vida, de um lado, e de outro, multiplicar para alguns o risco de morte ou decretar a morte política. A questão central passa então a ser: como deixar morrer aquilo que não serve à vida?
Trata-se de uma gestão caracterizada por Michel Foucault como:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Já a Necropolítica é um conceito filosófico que faz referência ao uso do poder social e político para decretar como algumas pessoas podem viver e como outras devem morrer; ou seja, na distribuição desigual da oportunidade de viver e morrer no sistema capitalista atual. Perceba que tal poder age mais sobre o contexto e determinantes sociais que sobre os corpos.
GABARITO: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Necropolítica
Uso do poder político e social, especialmente por parte do Estado, de forma a determinar, por meio de ações ou omissões (gerando condições de risco para alguns grupos ou setores da sociedade, em contextos de desigualdade, em zonas de exclusão e violência, em condições de vida precárias, por exemplo), quem pode permanecer vivo ou deve morrer. [Termo cunhado pelo filósofo, teórico político e historiador camaronês Achille Mbembe, em 2003, em ensaio homônimo e, posteriormente, livro.]
Repressão
Foucault quando fala em repressão sexual, postula a hipótese de que o reprimir seria apenas uma peça de um dispositivo mais amplo e complexo de incitação e colocação do sexo em discurso pelo poder.
Anomia
A anomia, em linhas gerais, significa “ausência ou desintegração das normas sociais”. Porém, para entendê-la mais a fundo é necessário saber do que o sociólogo francês estava falando quando criou essa palavra.
Soberania
Soberania, exercido por um rei que tinha o Poder de executar seus súditos. Podia decidir a vida ou a morte de qualquer pessoa a seu bel prazer.
Ta mais porque nao é necropolítica ?
O conceito de necropolítica por Achille Mbembe:
Para ele, necropolítica é o poder de ditar quem pode viver e quem deve morrer. Com base no biopoder e em suas tecnologias de controlar populações, o “deixar morrer” se torna aceitável. Mas não aceitável a todos os corpos.
Apesar de ser citado o biopoder, o autor da temática é Mbembe. Portanto, o conceito não é de Foucalt.
Michel Foucault identificou como biopoder a ingerência sobre os processos biológicos da população, que fundamenta a sociedade a partir do século XIX.
file:///C:/Users/Emanuela/Downloads/moraesunesp,+12.raphaelalara.pdf
Biopoder é uma forma de governar a vida. Foi posta em prática no Ocidente a partir do século 17 (FOUCAULT, 2012). Divide-se em dois eixos principais: disciplina, o governo dos corpos dos indivíduos; e biopolítica, o governo da população como um todo. Na perspectiva foucaultiana, a era do biopoder nasce com o desenvolvimento de disciplinas diversas (como Exército, conventos, escolas e hospitais) no decorrer da época clássica; no aparecimento dos problemas de natalidade, de saúde pública, de habitação e de migração no terreno das práticas políticas e observações econômicas; e na explosão de técnicas diversas para se obter a sujeição dos corpos e o controle das populações.
file:///C:/Users/Emanuela/Downloads/crisforoni,+O+CONCEITO+DE+BIOPODER+EM+FOUCAULT.pdf
Gab E
Michel Foucault identificou como biopoder a ingerência sobre os processos biológicos da população, que fundamenta a sociedade a partir do século XIX.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo