Paciente de 4 anos chega ao pronto-socorro acompanhado da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico Radiologista |
Q1050462 Radiologia
Paciente de 4 anos chega ao pronto-socorro acompanhado da mãe com suspeita de aspiração de corpo estranho e dispneia. Realizou-se raio x de tórax, que evidenciou aspecto hipertransparente do hemitórax esquerdo, com aumento volumétrico do mesmo e redução das marcas vasculares. Baseado nas informações clínicas e radiológicas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

O tema central da questão é o diagnóstico radiológico de aspiração de corpo estranho em crianças, especificamente focando em como identificar o aprisionamento aéreo ou enfisema obstrutivo através de exames de imagem.

Para resolver a questão, é necessário compreender conceitos sobre radiologia pediátrica, como a apresentação radiográfica de aspiração de corpo estranho e as técnicas de imagem adequadas para confirmação diagnóstica.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

A alternativa C é correta porque as avaliações dinâmicas com fluoroscopia são fundamentais para identificar o aprisionamento aéreo. Este método é especialmente útil em crianças pequenas e pouco cooperativas, pois permite observar o movimento do ar nas vias aéreas em tempo real, ajudando a detectar obstruções que não são facilmente visíveis em radiografias estáticas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Esta afirmação está incorreta. A ausência de um corpo estranho radiopaco na radiografia não exclui a possibilidade de aspiração, pois muitos objetos aspirados, como alimentos ou plásticos, são radiotransparentes e não aparecem claramente nas imagens.

B: Apesar de a radiografia em expiração ser útil para confirmar enfisema, ela não é facilmente realizada em crianças menores de 2 anos devido à dificuldade em obter colaboração para prender a respiração durante o exame.

D: A afirmação é incorreta, pois a radiografia em expiração é, de fato, importante para a confirmação de aprisionamento aéreo, pois ajuda a revelar mudanças na dinâmica do ar preso nos pulmões.

E: A alternativa está errada porque o aspecto radiográfico descrito (hemitórax hipertransparente com aumento volumétrico e redução das marcas vasculares) é sugestivo de aprisionamento aéreo por obstrução brônquica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo