O único fator, dentre os abaixo, que NÃO está associado com ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão está relacionado aos fatores que influenciam o limiar convulsivo e a duração das convulsões. Em psiquiatria, o entendimento desses fatores é crucial, especialmente na prática de terapias como a Eletroconvulsoterapia (ECT).
A alternativa correta é a A - ECT não unilateral D'Elia.
Justificativa: A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento psiquiátrico que envolve a indução de convulsões elétricas. A técnica "não unilateral D'Elia" refere-se a um tipo de ECT que não está associada com a diminuição do limiar convulsivo ou aumento da duração da convulsão. Este tipo de ECT é projetado para minimizar os efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de convulsões prolongadas.
Analisando as alternativas incorretas:
B - Sexo feminino: Estudos indicam que mulheres podem ter uma tendência a um limiar convulsivo mais baixo em comparação aos homens, podendo, portanto, ter convulsões mais facilmente.
C - Idade jovem: Indivíduos mais jovens geralmente têm um limiar convulsivo mais baixo, tornando-os mais propensos a convulsões prolongadas.
D - Antagonista opióide: Medicamentos antagonistas opióides, como a naloxona, podem reduzir o limiar convulsivo, aumentando a probabilidade de convulsões.
E - Reserpina: A reserpina é um medicamento que pode diminuir o limiar convulsivo, assim como prolongar a duração de uma convulsão.
Portanto, a alternativa A é a única que não está associada à diminuição do limiar convulsivo ou aumento da duração da convulsão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo