A Comissão de Licitação de um órgão público estadual...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111691 Direito Administrativo
A Comissão de Licitação de um órgão público estadual, em procedimento licitatório de Tomada de Preços, decidiu por inabilitar determinada licitante que havia descumprido norma editalícia pertinente à comprovação de sua habilitação jurídica para execução do objeto contratual. A decisão da Comissão de Licitação pauta-se no princípio setorial das licitações conhecido por
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

vinculação ao instrumento convocatório

Pelo artigo 41, da Lei n.º 8.666/93, o edital é a lei interna da Licitação e, como tal, vincula ao seus termos, tanto aos licitantes, quanto a Administração que o expediu. Tal vinculação ao edital é princípio básico de toda Licitação. Nem se compreenderia, que a Administração fixasse no edital a forma e o modo de participação dos licitantes e no decorrer do procedimento ou na realização do julgamento se afastasse do estabelecido, ou admitisse documentação e proposta em desacordo com o solicitado.

http://www.boletimjuridico.com.br
  

Para quem eventualmente ficou com dúvida em relação à letra “a”. O julgamento objetivo aplica precipuamente à avaliação da proposta técnica do licitante, devendo a Comissão se pautar em critérios claros e objetivos no julgamento das propostas. Comprovação de habilitação jurídica prescinde de um critério próprio, não havendo aqui sequer em falar pontuação das propostas dos licitantes. Ou o licitante tem o documento ou não tem o documento exigido no Edital. Por isso é que se fala em vinculação ao instrumento convocatório.

PERFEITO !!!
"decidiu por inabilitar determinada licitante que havia descumprido norma editalícia..." 
Questão até simples, não ? 

Bons Estudos pra todos nós..
A questão foi categorizada como muito fácil, porque 80 a 100% das pessoas acertaram. Mas ela foi bem elaborada, sem armadilhas, bastava conhecer o assunto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo