Sabe-se que a disfunção executiva pode preceder a instalação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UFPA Órgão: UFPA Prova: UFPA - 2017 - UFPA - Fisioterapeuta |
Q796623 Fisioterapia
Sabe-se que a disfunção executiva pode preceder a instalação clínica do quadro demencial e uma das manifestações neste período pode ser uma elevada prevalência de quedas no subgrupo afetado. A abordagem fisioterapêutica pode incluir
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Para entender essa questão, é importante saber que a disfunção executiva pode ocorrer antes do desenvolvimento clínico de demência, e durante esse período, há um aumento no risco de quedas em idosos. A fisioterapia em geriatria pode ajudar ao incluir o rastreio precoce do declínio cognitivo e a avaliação do risco de quedas.

Justificativa da Alternativa C: O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) é amplamente utilizado para a triagem do declínio cognitivo. Já a Escala de Tinetti é uma ferramenta confiável e válida para avaliar o risco de quedas, pois analisa o equilíbrio e a marcha do paciente.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: O Teste do Relógio é, de fato, um bom indicador de função cognitiva, mas o Índice de Barthel é mais focado em medir a independência nas atividades diárias, não o risco de quedas.

Alternativa B: A Escala de Time Up and Go é usada para avaliar mobilidade e risco de quedas, enquanto a Escala de Lowton e Brody é menos conhecida e não é usada para essa finalidade.

Alternativa D: A Escala de Tinetti é utilizada para avaliação de quedas, não de declínio cognitivo. Já a Escala de Katz mede a independência nas atividades da vida diária, não o risco de quedas.

Alternativa E: A Medida de Independência Funcional não é específica para o rastreio de declínio cognitivo, e a Escala de Equilíbrio de Berg, embora avalie equilíbrio, não é a mais indicada para avaliar diretamente o risco de quedas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C:

Disfunções Executivas – São problemas com funções executivas, ou seja, nas habilidades do dia-a-dia para planejar, executar, avaliar execução e corrigir ou manter o que está sendo realizado. Podendo gerar um quadro demencial que por sua vez no grupo de idosos pode levar ao aumento de quedas. Para sua avaliação pode ser utilizado:

a)     Mini-Exame do Estado Mental: Teste utilizado para avaliar a função cognitiva por ser rápido, de fácil aplicação, não requerendo material específico. Avalia vários domínios (orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho). Pontuação menor ou igual a 24 pontos indica demência.

 

b)     Escala de Tinetti: Composto por duas escalas, uma de equilíbrio (9 itens) e outra de marcha (7 itens). A pontuação total do índice é de 28 pontos. Pontuação menor que 19 indica risco cinco vezes maior de quedas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo