A Arquivologia pode ser entendida como um conjunto de princ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos detalhar o tema da questão e entender por que a alternativa B é a correta, assim como analisar as alternativas incorretas.
Em Arquivologia, um dos conceitos fundamentais é o princípio da Unicidade. Esse princípio afirma que os documentos de arquivo possuem um caráter único devido ao contexto em que foram criados. Isso significa que cada documento é único em relação ao seu conteúdo, forma, gênero, tipo e suporte, e deve ser preservado de forma a manter essa identidade única.
No enunciado da questão, foi solicitado identificar qual alternativa melhor descreve esse princípio. Vamos analisar cada uma das opções:
Alternativa A: "os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original."
Esta alternativa está incorreta porque vai contra o princípio da Proveniência. Este princípio afirma que os documentos devem ser mantidos conforme a sua origem e não reclassificados por assuntos.
Alternativa B: "os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos, não obstante forma, gênero, tipo ou suporte."
Esta é a alternativa correta, pois descreve precisamente o princípio da Unicidade. Ela ressalta que os documentos têm uma identidade única baseada no contexto de sua criação, independentemente de outros fatores.
Alternativa C: "os arquivos públicos devem ser conservados o mais próximo possível do local que o gerou ou que influenciou sua produção."
Essa alternativa está incorreta e se refere ao princípio da Territorialidade, que não é o foco da questão.
Alternativa D: "os registros arquivísticos são coletados artificialmente e acumulados naturalmente nas administrações, em função dos cumprimento dos objetivos práticos."
Esta alternativa está incorreta, ela confunde conceitos de acumulação artificial e acumulação natural. Não aborda o princípio da Unicidade.
Alternativa E: "os fundos de arquivo devem ser preservados sem divisão, dispersão, separação, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida."
Esta alternativa descreve o princípio da Integralidade ou Indivisibilidade, o qual não é o foco da pergunta.
Espero que esta explicação tenha ajudado a clarificar o tema e as alternativas da questão. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
Princípios:
Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Fonte: https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html#:~:text=Conceito%3A%20A%20Teoria%20Arquiv%C3%ADstica%2C%20tamb%C3%A9m,dos%20arquivos%20%C3%A9%20chamada%20arquiv%C3%ADstica.
O gabarito é letra B - os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos, não obstante forma, gênero, tipo ou suporte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo