Texto 1 Meio Ambiente Apresenta Resultados Positivos no Toca...
Texto 1
Meio Ambiente Apresenta Resultados Positivos no Tocantins
Embora o ano de 2020 tenha sido atípico por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), conseguiu se adaptar e desenvolver diversas ações com o objetivo de preservar os recursos naturais do Tocantins. Os resultados positivos alcançados pela Semarh são frutos de muitos trabalhos realizados em 2020 pelos servidores do órgão, que se desdobraram para alavancar as políticas públicas ambientais do Estado.
Um dos avanços conquistados pelo órgão já neste ano foi a inclusão, via Banco Mundial, do projeto FIP CAR nos recursos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O valor solicitado, na ordem R$ 2.892.500,00, será destinado para a contratação de pessoas, aquisição de equipamentos de informática, elaboração de planos de comunicação e capacitação, sobretudo, para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão responsável pela análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A previsão é que os recursos sejam executados em um prazo de nove meses. Atualmente o Tocantins possui 24.137.144,50 hectares (ha) de área cadastrável no CAR. Desse total, 88% apresentam status cadastral ativo e 12% ainda se encontram com status cadastral em conflitos, que serão solucionados por meio da análise cadastral.
A Semarh também conseguiu aprovar em 2020 o projeto da Janela B Regional junto aos estados da Amazônia Legal, que visa ao desenvolvimento dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O projeto foi apresentado pela Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas (GCF), de que o Tocantins faz parte, e foi aprovado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e terá os recursos oriundos do Governo da Noruega, no valor de R$ 10.088.655,50.
O projeto Janela B tem, dentre outros, o objetivo de destravar e alavancar o desenvolvimento de baixas emissões, ampliar o acesso a mercados de carbono, pagamento por resultados (REDD +) em um sistema integrado da região da Amazônia Legal, visando atingir as metas da declaração de Rio Branco. A previsão para a execução do projeto é de 18 meses, contados a partir de fevereiro de 2021.
Disponível em: <https://www.eosconsultores.com.br/meio-ambiente-tocantins/>. Acesso em: 28 de jun 2023. Fragmento adaptado.
Analise a frase a seguir.
“Embora o ano de 2020 tenha sido atípico por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), conseguiu se adaptar e desenvolver diversas ações com o objetivo de preservar os recursos naturais do Tocantins.”
Assinale a alternativa correta em relação à frase.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A alternativa correta é a Alternativa A. A conjunção "embora" pode ser substituída por "ainda que" sem que o significado da frase seja alterado. Ambas as conjunções são subordinativas adverbiais concessivas, ou seja, introduzem uma oração que expressa uma concessão, uma ideia de contraste que não impede a realização da ação principal.
Vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que não são adequadas:
Alternativa B - O substantivo "atípico" não significa que não pode ser tipificado, mas sim algo que foge do padrão, que é inusual ou anômalo. Portanto, a definição apresentada está equivocada.
Alternativa C - O gênero textual em questão é uma notícia ou informativo, não uma resenha. Resenhas são textos que analisam criticamente uma obra (um livro, filme, artigo etc.), enquanto o texto apresentado informa sobre ações e resultados do governo do Tocantins em relação ao meio ambiente.
Alternativa D - O termo sublinhado "se" na frase "conseguiu se adaptar" é um pronome reflexivo, e não uma conjunção subordinativa adverbial condicional. As conjunções subordinativas adverbiais condicionais são expressões como "se", "caso", "contanto que", que introduzem uma condição para a realização de uma ação.
Alternativa E - Na frase citada, "com o objetivo" não exerce a função de objeto direto do verbo "conseguiu". Na verdade, "com o objetivo" é uma locução prepositiva que introduz um complemento circunstancial de finalidade, explicando o propósito das ações desenvolvidas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conjunção concessiva
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la:
Embora pode ser substituído por:
conquanto,
ainda que,
mesmo que,
posto que,
bem que,
se bem que ,
apesar de que,
nem que.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo