Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...
( ) A tuberculose é causada por bactérias em formato de bastonetes curtos, de natureza aeróbica e ácido-álcool resistentes, pertencentes à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium sp.
( ) No caso dos bovinos, a tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Já o Mycobacterium bovis causa tuberculose somente em humanos, não sendo capaz de provocar a doença em bovinos.
( ) O PNCEBT estabelece como provas-padrão os testes alérgicos de tuberculinização intramuscular em bovinos e bubalinos com idade igual ou superior a seis meses.
( ) O Teste Cervical Simples (TCS) é o teste de rotina recomendado pelo PNCEBT, bem como o Teste da Prega Caudal (TPC). Neste último caso, o TPC é exclusivamente utilizado em estabelecimentos de criação especializados na pecuária de leite.
( ) O Teste Cervical Comparativo (TCC) é considerado o teste confirmatório pelo PNCEBT, utilizado em animais reagentes aos testes de rotina ou recomendado como teste de rotina para estabelecimentos de criação com ocorrência de reações inespecíficas, visando garantir boa especificidade diagnóstica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: V – F – F – F – V.
Vamos analisar cada afirmativa:
1. A tuberculose é causada por bactérias em formato de bastonetes curtos, de natureza aeróbica e ácido-álcool resistentes, pertencentes à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium sp. - Esta afirmativa é verdadeira. As bactérias do gênero Mycobacterium, incluindo Mycobacterium bovis, são responsáveis pela tuberculose e possuem essas características específicas.
2. No caso dos bovinos, a tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Já o Mycobacterium bovis causa tuberculose somente em humanos, não sendo capaz de provocar a doença em bovinos. - Esta afirmativa é falsa. Mycobacterium bovis é, na verdade, a principal causadora de tuberculose em bovinos, mas também pode afetar humanos e outros animais. Já Mycobacterium tuberculosis é mais comum em humanos.
3. O PNCEBT estabelece como provas-padrão os testes alérgicos de tuberculinização intramuscular em bovinos e bubalinos com idade igual ou superior a seis meses. - Esta afirmativa é falsa. No PNCEBT, os testes de tuberculinização são geralmente intradérmicos, não intramusculares. Além disso, o teste é recomendado para bovinos e bubalinos com idade igual ou superior a seis semanas, não meses.
4. O Teste Cervical Simples (TCS) é o teste de rotina recomendado pelo PNCEBT, bem como o Teste da Prega Caudal (TPC). Neste último caso, o TPC é exclusivamente utilizado em estabelecimentos de criação especializados na pecuária de leite. - Esta afirmativa é falsa. O Teste da Prega Caudal (TPC) não é exclusivo para pecuária de leite, podendo ser utilizado em diferentes tipos de criação, mas o Teste Cervical Simples (TCS) é amplamente recomendado como teste de rotina.
5. O Teste Cervical Comparativo (TCC) é considerado o teste confirmatório pelo PNCEBT, utilizado em animais reagentes aos testes de rotina ou recomendado como teste de rotina para estabelecimentos de criação com ocorrência de reações inespecíficas, visando garantir boa especificidade diagnóstica. - Esta afirmativa é verdadeira. O TCC é de fato utilizado como teste confirmatório, sobretudo para discriminar entre reações verdadeiras e inespecíficas.
Esse tema é crucial para a área de Defesa Sanitária, pois o controle e erradicação de doenças como a brucelose e tuberculose são essenciais para a saúde animal e segurança alimentar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
( ) No caso dos bovinos, a tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Mycobacterium bovis). Já o Mycobacterium bovis causa tuberculose somente em humanos, não sendo capaz de provocar a doença em bovinos.
( ) O PNCEBT estabelece como provas-padrão os testes alérgicos de tuberculinização intramuscular (intradérmico) em bovinos e bubalinos com idade igual ou superior a seis meses (seis semanas).
( ) O Teste Cervical Simples (TCS) é o teste de rotina recomendado pelo PNCEBT, bem como o Teste da Prega Caudal (TPC). Neste último caso, o TPC é exclusivamente utilizado em estabelecimentos de criação especializados na pecuária de leite (pecuária de corte).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo