O instrumental técnico-operativo indireto do/da assistente s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q941483 Serviço Social
O instrumental técnico-operativo indireto do/da assistente social resulta de estudos e de avaliações. Estes instrumentos são
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão sobre os instrumentos técnicos-operativos do Serviço Social, é importante entender a diferença entre instrumentos diretos e indiretos. Os instrumentos indiretos são aqueles que resultam de estudos e avaliações, e estão voltados para a sistematização de informações e subsídios para a ação profissional.

Na prática do Serviço Social, o uso de instrumentos técnico-operativos é fundamental para o diagnóstico e intervenção junto aos sujeitos e aos contextos sociais. Os instrumentos são classificados de acordo com sua finalidade e processo de utilização, sendo fundamentais para a sistematização das atividades profissionais.

Entre os instrumentos indiretos, destacam-se o relatório e o laudo social, que são documentos elaborados a partir de estudos detalhados e avaliações, muitas vezes exigindo pesquisa documental e análise de dados para apresentar conclusões fundamentadas.

Alternativa Correta: A - o relatório e o laudo social. Esses instrumentos são resultados de estudos e avaliações, sendo frequentemente utilizados para documentar processos e resultados de intervenções sociais, com embasamento técnico e teórico. O relatório é um documento descritivo, enquanto o laudo social é mais analítico, voltado para a conclusão sobre determinadas situações.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - a observação sensível e o estudo social: Embora importantes, a observação sensível é um instrumento direto usado na coleta de informações, e o estudo social é um processo que pode levar à elaboração de relatórios, mas não é um instrumento indireto por si só.

C - a visita e o parecer social: A visita é um instrumento direto, sendo um método de coleta de dados e interação direta com os sujeitos. O parecer social, embora indireto, não atua sozinho como um produto de estudo e avaliação, mas sim como parte de um processo maior.

D - a anamnese e o diagnóstico: A anamnese é uma coleta de dados direta, e o diagnóstico é um resultado do estudo social, mas por si só, não constitui um instrumental técnico-operativo indireto.

E - a entrevista e o relatório social: A entrevista é um instrumento direto de coleta de informações, enquanto o relatório social, como mencionado, é um instrumento indireto. Porém, a combinação não se encaixa na descrição dada no enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo TONIOLO Os instrumentos de trabalho indiretos ou “por escrito” ocorre depois do direto que são aqueles realizados "face a Face" , que é caracterizado por uma forma de comunicação mais ativa. O indireto é o registro do trabalho direto realizado. Assim, no caso da interação por escrito...

EX.atas de reunião ,O Livro de Registro Diário de Campo, Relatório Social, Parecer Social ...

http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/viewFile/119/117

o relatório e o laudo social

4.2 Os instrumentos de trabalho indiretos ou “por escrito” Sobre os instrumentos de trabalho indiretos, eles necessariamente são utilizados após a utilização do instrumental face a face, que é caracterizado por uma forma de comunicação mais ativa. É o registro do trabalho direto realizado. Assim, no caso da interação por escrito, esta

“(...) tende a ser mais passiva. A comunicação que se estabelece entre locutor e interlocutor, embora possibilite reações e interpretações, não conta com a presença física do seu autor que, nessa forma de diálogo, fi ca à mercê da unilateralidade de interpretação” (MAGALHÃES: 2003; p. 29).

Assim, podemos identifi car alguns instrumentos de trabalho “por escrito” consagrados na história da profi ssão, e que abaixo apresentamos de forma bastante sucinta.

 

4.2.1 Atas de reunião

É o registro de todo o processo de uma reunião, das discussões realizadas, das opiniões emitidas, e, sobretudo, da decisão tomada – e da forma como o grupo chegou a ela (por votação, por consenso, ou outra forma).

4.2.2 Livros de Registro
O Livro de Registro é um instrumento bastante utilizado, sobretudo em locais onde circula um grande número de profi ssionais. Trata-se de um livro onde são anotadas as atividades realizadas, telefonemas recebidos, questões pendentes, atendimentos realizados, dentre outras questões, de modo que toda a equipe tenha acesso ao que está sendo desenvolvido.

4.2.3 Diário de Campo
Como afirmamos anteriormente, o profi ssional está em constante transformação, em constante aprendizagem e aperfeiçoamento. Contudo, ele precisa se reconhecer no trabalho – identifi car onde residem suas difi culdades, e localizar os limites e as possibilidades de trabalho.

4.2.4 Relatório Social
Esse instrumento é uma exposição do trabalho realizado e das informações adquiridas durante a execução de determinada atividade. Semanticamente falando, é o relato dos dados coletados e das intervenções realizadas pelo Assistente Social.

4.2.5 Parecer Social
Um parecer social é uma avaliação teórica e técnica realizada pelo Assistente Social dos dados coletados. Mais do que uma simples organização de informações sob a forma de relatório, compete ao Assistente Social avaliar essas informações, emitir uma opinião sobre elas. Uma opinião que deve estar fundamentada, com base em uma perspectiva teórica de análise.

 

 

Fonte: A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profi ssional*
The social worker practice: knowledge, instrumentality and professional intervention
Charles Toniolo de SOUSA**

 

A) relatório e o laudo social. (Indireto, sem contato face a face)

B) observação sensível e o estudo social. (Direto e Indireto)

C) visita e o parecer social. (Direto e Indireto)

D) a anamnese e o diagnóstico. (Direto, devido que para fazer anamnese necessariamente precisa tá em contato com o usuário. Indireto)

E) a entrevista e o relatório social. ( Direto e Indireto)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo