As unidades de armazenamento podem ser locais ou remotas e p...
Dentre as arquiteturas de armazenamento mais comuns, aquela que atende à necessidade desse administrador é a
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - SAN
Vamos entender o contexto para resolver essa questão. O enunciado menciona que o administrador deseja conectar o sistema operacional a um disco virtual remoto, com acesso aos blocos de dados através de um protocolo de comunicação de alta velocidade.
Para atender a essa necessidade, precisamos considerar as diferentes arquiteturas de armazenamento de dados em redes de computadores. Vamos analisar cada uma das alternativas:
A - CIFS (Common Internet File System): Trata-se de um protocolo de compartilhamento de arquivos, principalmente utilizado em redes Windows. Ele é projetado para permitir que programas façam pedidos de arquivos e serviços sobre redes. No entanto, não é a solução ideal para acessar blocos de dados de um disco remoto com alta velocidade.
B - DAS (Direct Attached Storage): Este é um tipo de armazenamento que é conectado diretamente a um computador ou servidor sem passar por uma rede. Exemplos incluem discos rígidos internos e externos. Apesar de ser uma solução comumente utilizada, não se encaixa na descrição de um disco virtual remoto.
C - NAS (Network Attached Storage): É uma arquitetura de armazenamento conectada à rede que fornece acesso a arquivos (e não a blocos de dados) através de protocolos como NFS e CIFS. Embora seja uma solução eficiente para compartilhamento de arquivos, não é a mais indicada para o acesso direto a blocos de dados mencionados na questão.
D - NFS (Network File System): Este é um protocolo utilizado para compartilhamento de arquivos em redes Unix e Linux. Assim como CIFS, ele é voltado para transferência de arquivos e não para acesso direto a blocos de dados em alta velocidade.
E - SAN (Storage Area Network): Esta é a arquitetura correta segundo a necessidade descrita na questão. Uma SAN é uma rede dedicada de alta velocidade que interconecta e apresenta dispositivos de armazenamento aos servidores. Ela permite o acesso aos blocos de dados como se o armazenamento estivesse localmente conectado ao sistema, oferecendo a alta velocidade e a flexibilidade que o administrador precisa.
Em resumo, o SAN é a opção ideal para o cenário apresentado, proporcionando acesso de alta velocidade aos blocos de dados de um disco virtual remoto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E - SAN
SAN (Storage Area Network): É uma rede de armazenamento dedicada que permite acesso em nível de bloco a dispositivos de armazenamento. SANs são usadas em ambientes que exigem alto desempenho, como bases de dados e servidores de aplicativos. Elas operam principalmente via Fibre Channel ou iSCSI.
NAS (Network Attached Storage): É uma solução de armazenamento conectada à rede que permite o acesso a arquivos por múltiplos usuários e dispositivos dentro de uma rede. É fácil de configurar e gerenciar, ideal para compartilhamento de arquivos e backups. Funciona sobre protocolos de rede como NFS ou CIFS/SMB.
DAS (Direct Attached Storage): São dispositivos de armazenamento diretamente conectados a um computador ou servidor, sem intermédio de uma rede. Isso inclui discos rígidos internos, SSDs ou sistemas de armazenamento externo conectados via USB, Thunderbolt, etc. DAS é simples e oferece bom desempenho, mas a acessibilidade é limitada ao sistema ao qual está conectado.
e-
A storage area network (SAN) or storage network is a computer network which provides access to consolidated, block-level data storage. SANs are primarily used to access data storage devices, such as disk arrays and tape libraries from servers so that the devices appear to the operating system as direct-attached storage.
In a SAN, data is transferred, stored and accessed on a block level. As such, a SAN does not provide data file abstraction, only block-level storage and operations. Server operating systems maintain their own file systems on their own dedicated, non-shared LUNs on the SAN, as though they were local to themselves.
https://en.wikipedia.org/wiki/Storage_area_network
GABARITO: E
A) CIFS (Common Internet File System): O CIFS é um protocolo de compartilhamento de arquivos sobre redes, utilizado principalmente em ambientes Windows. Ele oferece acesso a arquivos e pastas de forma transparente para o usuário, mas não é otimizado para acesso direto a blocos de dados e pode apresentar latência em ambientes com alta demanda de I/O.
B) DAS (Direct Attached Storage): O DAS envolve a conexão direta de um dispositivo de armazenamento a um servidor. Não se aplica a discos virtuais remotos, pois pressupõe uma conexão física direta.
C) NAS (Network Attached Storage): O NAS oferece acesso a arquivos e pastas através de uma rede, similar ao CIFS. Embora seja escalável e fácil de gerenciar, não é a melhor opção para acesso direto a blocos de dados, pois é otimizado para operações de nível de arquivo.
D) NFS (Network File System): O NFS é um protocolo de compartilhamento de arquivos utilizado em ambientes Unix/Linux. Assim como o CIFS e o NAS, ele oferece acesso a arquivos e pastas, não sendo ideal para acesso direto a blocos de dados.
E) SAN (Storage Area Network): A SAN é uma rede de armazenamento de alta velocidade que conecta diretamente dispositivos de armazenamento a servidores. Ela permite o acesso direto a blocos de dados, oferecendo alto desempenho e baixa latência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo