'Segundo Fred, há algumas maneiras de combatermos a extinção...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2398917 Português

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 30.


É verdade que, sem as abelhas, não existiria mais vida no planeta Terra?


Você gosta de morango? E de abobrinha? E de pepino, maracujá, tomate e kiwi? Esses alimentos parecem aleatórios, mas dividem uma particularidade muito interessante: sem as abelhas, eles não existiriam. Inclusive, sem as abelhas, nem nós estaríamos aqui para contar a história. Isso é, realmente, verdade?

Depende. O planeta Terra talvez continuasse fazendo parte da Via Láctea, mas não seria mais habitado por humanos e por muitos seres vivos. Fred Crema, especialista em vida selvagem do Projeto Araciara, explica que, se as abelhas acabarem, em cerca de dois anos não existirá mais ser humano. Afinal, sem abelhas, não há polinização; sem polinização, não há plantas; sem plantas, não há alimentos; sem alimentos, não há animais; sem alimentos e animais, não há homem.

Existe por volta de 308 mil espécies de plantas no mundo, sendo que 87% delas precisa de um intermediário, ou seja, de um ser vivo para que sua reprodução aconteça. As abelhas são responsáveis por 78% dessa intermediação, sendo que morcegos, borboletas, beija-flores, besouros e outros polinizadores ficam encarregados dos outros 22%.

Sem contar que algumas abelhas são responsáveis por polinizações específicas. Por exemplo, as da espécie Euglossa polinizam as orquídeas. E, caso você não saiba, a baunilha é uma orquídea, logo, sem a Euglossa, não teríamos aquele extrato natural aromático que colocamos em bolos.

Hoje, são três as principais ameaças para as abelhas: os agrotóxicos, o fumacê e as queimadas. Fred explica que os agrotóxicos são jogados nas plantações e, quando as abelhas polinizam as flores, acabam levando a substância consigo para "casa" e matando a colmeia inteira. O mesmo acontece com o fumacê, que mata as abelhas envenenadas. Com relação às queimadas, muitas se instalam em troncos de árvores e têm suas colmeias destruídas pelo fogo.

"Cerca de 350 espécies de abelhas são brasileiras, como aquela popularmente conhecida como 'abelhinha de cabelo'. Aquela abelha amarela e preta, a mais famosa, é euro-africana e chegou ao Brasil por um erro", conta o especialista do Projeto Araciara, que visa a proteção das abelhas nativas do Brasil.

Segundo Fred, há algumas maneiras de combatermos a extinção desse inseto essencial para a vida terrestre. A primeira e mais simples é plantando flores. "Quanto mais flor tiver, melhor, pois significa mais alimento para as abelhas".



(Disponível em: É verdade que, sem as abelhas, não existiria mais vida no planeta Terra?(msn.com). Adaptado.)

'Segundo Fred, há algumas maneiras de combatermos a extinção desse inseto.'


Assinale a alternativa CORRETA quanto à nova conjugação verbal.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Segundo Fred, haverá algumas maneiras de se combater a extinção desse inseto.

Vamos entender melhor a questão e por que a alternativa C é a correta.

A questão aborda a conjugação verbal correta em uma sentença. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre a morfologia dos verbos, especialmente no que tange ao verbo "haver" no sentido de existir, que é impessoal.

O verbo haver, quando usado no sentido de existir, é impessoal. Isso significa que ele não é conjugado de acordo com o sujeito, mas sempre permanece na terceira pessoa do singular. Vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A: "Segundo Fred, haverão algumas maneiras de se combater a extinção desse inseto."

Aqui, o verbo "haver" foi conjugado no plural (haverão), o que está incorreto. Como já mencionado, no sentido de existir, "haver" é impessoal e deve ser conjugado no singular: haverá.

Alternativa B: "Haveria algumas maneiras de se combatermos a extinção desse inseto segundo Fred."

Embora o verbo "haver" esteja conjugado corretamente no singular, a estrutura "se combatermos" está incorreta. O correto seria "se combater". Além disso, a ordem das palavras na frase é confusa e foge ao padrão formal.

Alternativa C: "Segundo Fred, haverá algumas maneiras de se combater a extinção desse inseto."

Esta é a alternativa correta. O verbo "haver" está corretamente no singular (haverá) e a estrutura da frase está clara e formalmente correta.

Alternativa D: "Haveriam algumas maneiras de nos combatermos a extinção desse inseto segundo Fred."

Novamente, o verbo "haver" foi incorretamente conjugado no plural (haveriam). Além disso, a estrutura "nos combatermos" está incorreta. O correto seria "se combater".

Portanto, a alternativa correta é Alternativa C:

Segundo Fred, haverá algumas maneiras de se combater a extinção desse inseto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

FUTURO DO PRESENTE

eu haverei

tu haverás

ele haverá

nós haveremos

vós havereis

eles haverão

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo