As técnicas, os métodos e as ferramentas classicamente assoc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q48271 Engenharia de Software
Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de
vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue
os itens de 62 a 71.

As técnicas, os métodos e as ferramentas classicamente associados às fases do modelo de ciclo de vida em cascata, na metodologia RUP, estão melhor distribuídos ao longo das disciplinas do que ao longo das fases do modelo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

Para compreender a alternativa correta, é importante esclarecer alguns conceitos sobre os modelos de ciclo de vida de software e como eles se relacionam com as técnicas, métodos e ferramentas usados na engenharia de software.

O modelo de ciclo de vida em cascata é um dos mais antigos e estruturados, dividido em fases sequenciais como requisitos, design, implementação, verificação e manutenção. Cada fase deve ser completada antes da próxima começar.

Por outro lado, o Rational Unified Process (RUP) é uma metodologia iterativa e incremental, que divide o desenvolvimento em quatro fases: iniciação, elaboração, construção e transição. No entanto, o RUP é conhecido por suas disciplinas que ocorrem ao longo destas fases, como modelagem de negócios, análise e design, implementação, teste, entre outras.

A afirmação de que as técnicas, métodos e ferramentas estão melhor distribuídos ao longo das disciplinas do que ao longo das fases no RUP é correta porque no RUP, essas práticas não estão confinadas a uma única fase. Em vez disso, elas são aplicadas de maneira adaptativa conforme necessário ao longo do projeto.

Por exemplo, testes no RUP não ocorrem apenas na fase de verificação, como seria no modelo em cascata, mas sim em várias interações e disciplinas, garantindo que o feedback e a qualidade sejam incorporados continuamente. Isso representa uma das vantagens do RUP em relação ao ciclo de vida em cascata, oferecendo uma visão mais flexível e dinâmica das atividades de desenvolvimento de software.

Essa distribuição mais equilibrada de técnicas, métodos e ferramentas ao longo das disciplinas do RUP permite um desenvolvimento adaptativo à medida que o projeto evolui, melhorando a gestão de riscos, a qualidade do produto e a satisfação do cliente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As disciplinas do RUP estão muito próximas das fases do modelo em cascata tradicional.
Discordo plenamente do gabarito. o RUP é um modelo que substituiu o modelo em cascata. É, na verdade, um modelo iterativo-incremental.  Recurso na certa. 
Na verdade o RUP é um modelo iterativo e incremental. No entanto, acho que a questão quis dizer é que entre fase e disciplina o que mais está relacionado com o modelo em cascata (top-down) é o das disciplinas. Na verdade cada iteração (passagem pelas disciplinas) é um mini modelo em cascata.



Só um adendo : "Uma passagem pelas quatro fases é um ciclo de desenvolvimento; cada passagem pelas quatro fases produz uma geração do software". A primeira passagem é o ciclo inicial de desenvolvimento, as demais são ciclos de evolução.
Pessoal, a questão nao está comparando RUP com Cascata, mas apenas enfatizando que as atividade tradicionais de desenvolvimento do Cascata (Negocios, Requisitos, A/P....etc) estão presentes no RUP como Disciplinas, e não como fases. Correto.

Gostaria apenas de acrescentar o que diz o Sommerville sobre o RUP 

" As fases do RUP estão mais estritamente relacionadas aos negócios do que a assuntos técnicos"

Logo, técnicas, métodos e ferramentas estão claramente mais envolvidos às disciplinas. Acredito que sabendo isso, daria pra facilitar a resposta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo