O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as obras d...
Correio Braziliense, 20/12/2007, p.12 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue o item abaixo.
O projeto de transposição das águas do rio São Francisco não é recente e sua discussão começou a ganhar intensidade já na primeira metade da década passada; desde então, ele jamais deixou de suscitar polêmicas, inclusive de ordem técnica.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (20)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do , no , nomeado pelo como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".
O projeto é um empreendimento do , sob responsabilidade do ? MIN. A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (, , e ) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água. Mais tarde aventou a possibilidade do chamado eixo sul, abrangendo a e e eixo oeste, .
Abraços
A ideia de transposição das águas do rio São Francisco remonta à década de 1840, no tempo do Império do Brasil sob o reinado de Dom Pedro II, já sendo vista, por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste. Ao longo do século XX, a transposição do São Francisco continuou a ser vista como uma solução para o aumentar as disponibilidades em água no Nordeste Setentrional. A discussão foi retomada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas.
Fonte: Wikipédia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo