O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as obras d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SECAD-TO
Q1225645 Atualidades
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as obras de transposição do rio São Francisco. O projeto não deve ser paralisado, como apelou o bispo dom Luiz Flávio Cappio, há dias em greve de fome, com o apoio de organizações da sociedade civil — Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O governo federal  avisou que não pretende paralisar as obras e anunciou a primeira licitação. 
Correio Braziliense, 20/12/2007, p.12 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue o item abaixo.
O projeto de transposição das águas do rio São Francisco não é recente e sua discussão começou a ganhar intensidade já na primeira metade da década passada; desde então, ele jamais deixou de suscitar polêmicas, inclusive de ordem técnica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é importante compreender o tema central, que é a transposição do rio São Francisco, uma obra de infraestrutura de grande relevância no Brasil. Essa transposição tem como objetivo atenuar os efeitos da seca no semiárido nordestino, redistribuindo as águas do rio para outras bacias da região.

O projeto de transposição do Rio São Francisco é discutido há várias décadas e sempre gerou polêmica. As discussões começaram a ganhar destaque na primeira metade da década de 2000 e envolvem questões técnicas, ambientais e sociais. A oposição de grupos sociais e ambientais, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), destaca as preocupações com o impacto ambiental e as desigualdades regionais.

Para afirmar que a alternativa é C - certo, é preciso reconhecer que o texto menciona este histórico de polêmicas desde o início das discussões sobre o projeto. De fato, desde que o projeto foi proposto, ele nunca deixou de ser objeto de debates e controvérsias, principalmente por conta da sua execução e dos impactos que gera.

A alternativa está correta porque reflete a realidade histórica e as discussões contínuas sobre o projeto. Este é um exemplo clássico de como grandes projetos de infraestrutura podem gerar debates envolvendo aspectos ambientais e socioeconômicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do , no , nomeado pelo  como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".

O projeto é um empreendimento do , sob responsabilidade do  ? MIN. A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de  de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (, ,  e ) para o desvio das águas do rio. Ao longo do caminho, o projeto prevê a construção de nove estações de bombeamento de água. Mais tarde aventou a possibilidade do chamado eixo sul, abrangendo a  e  e eixo oeste, .

Abraços

A ideia de transposição das águas do rio São Francisco remonta à década de 1840, no tempo do Império do Brasil sob o reinado de Dom Pedro II, já sendo vista, por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste. Ao longo do século XX, a transposição do São Francisco continuou a ser vista como uma solução para o aumentar as disponibilidades em água no Nordeste Setentrional. A discussão foi retomada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas.

Fonte: Wikipédia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo