Gerenciamento dos resíduos de saúde representa um conjunto ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q179286 Enfermagem
Gerenciamento dos resíduos de saúde representa um conjunto de procedimentos de gestão que objetiva minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando não apenas à proteção dos trabalhadores, mas também à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E.

O gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é um tema crucial na área da Enfermagem, pois envolve procedimentos que garantem a segurança dos trabalhadores da saúde, a saúde pública, a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Os conhecimentos necessários para resolver essa questão envolvem a compreensão das normas e práticas adequadas para a manipulação, segregação, transporte e descarte de diferentes tipos de resíduos produzidos em serviços de saúde.

Alternativa E: Esta é a correta. Os resíduos líquidos de antibacterianos e hormônios para uso tópico gerados por usuários domiciliares podem ser descartados em esgoto sanitário com sistema de tratamento, conforme permitido pela legislação. As embalagens desses produtos, por sua vez, devem ser tratadas como resíduo sólido urbano. Essa prática contribui para o gerenciamento seguro dos resíduos e para a proteção ambiental.

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta. A segregação de resíduos no momento de sua geração é obrigatória para garantir que cada tipo de resíduo seja descartado e tratado de maneira correta. O processo não permite o acondicionamento de materiais diversos em recipientes únicos, pois isso comprometeria a segurança e a eficiência no manejo dos resíduos.

Alternativa B: Incorrecta, pois a identificação dos resíduos não é opcional. A identificação clara e com símbolos adequados é uma exigência normativa para garantir a segurança no manejo e transporte dos resíduos.

Alternativa C: Esta alternativa também está incorreta. O transporte interno de resíduos deve ser realizado separadamente, evitando misturas que possam gerar riscos adicionais ou complicações no manejo e descarte correto.

Alternativa D: Errada, pois os resíduos químicos como medicamentos são classificados no grupo B, que é específico para resíduos químicos, e não no grupo A, que é destinado a resíduos potencialmente infectantes.

Espero que essa explicação tenha esclarecido os conceitos fundamentais sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Pode-se ficar em dúvidas entre as letra D e E, mas a letra D está incorreta, porque as referidas substâncias fazem parte do Grupo B, e não A

Grupo B: Resíduos Químicos

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

 Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por serviços de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resíduos e insumos farmacêuticos dos medicamentos controlados pela Portaria MS 344/98 e suas atualizações.

 Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes.

 Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores).

 Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em anáises clíicas.

 Demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR 10004 da ABNT (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos).


Art. 42 As embalagens primárias vazias de medicamentos cujas classes

farmacêuticas constem no Art. 59 desta Resolução devem ser descartadas

como rejeitos e não precisam de tratamento prévio à sua destinação.

O Art. 59 cita os seguintes medicamentos: produtos hormonais e produtos

antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores;

digitálicos, imunomoduladores; anti-retrovirais.

Rdc 306 2004

A biológico, infectante

B químico

C radiológico

D domiciliar lixo comum

E exposição biológico perfuro cortante

SEGREGAÇÃO - Consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.

A identificação deve estar aposta nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos recipientes de transporte interno e externo, e nos locais de armazenamento, em local de fácil visualização, de forma indelével, utilizando-se símbolos, cores e frases, atendendo aos parâmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT, além de outras exigências relacionadas à identificação de conteúdo e ao risco específico de cada grupo de resíduos

O transporte interno de resíduos deve ser realizado atendendo roteiro previamente definido e em horários não coincidentes com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas ou de atividades. Deve ser feito separadamente de acordo com o grupo de resíduos e em recipientes específicos a cada grupo de resíduos.

Resíduos com substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, a exemplo de medicamentos ou insumos farmacêuticos, são classificados no grupo B de elementos potencialmente infectantes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo