Acerca da implementação e da homologação de sistemas de info...
Entre as finalidades da implementação de sistemas de informação, incluem-se a definição do código em subsistemas de implementação organizados em camadas e a implementação de classes e objetos de componentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Para compreender a resolução desta questão, é importante conhecer os conceitos de implementação e homologação em Engenharia de Software. A implementação envolve a transformação do design do software em código fonte, organizando o código em subsistemas que facilitem o gerenciamento e a manutenção. Estes subsistemas são frequentemente organizados em camadas, que separam as responsabilidades do sistema em diferentes níveis de abstração, favorecendo uma melhor estruturação e separação de concerns.
Além disso, a implementação se preocupa com a criação e gestão de classes e objetos, que são componentes fundamentais da programação orientada a objetos (POO). A POO é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados na forma de campos, frequentemente conhecidos como atributos; e código, na forma de procedimentos, frequentemente conhecidos como métodos. As classes fornecem os templates a partir dos quais os objetos são criados.
A assertiva está correta porque a definição do código em subsistemas de implementação organizados em camadas é uma prática comum que busca promover a modularidade e a facilidade de manutenção do sistema. Além disso, a implementação de classes e objetos é uma etapa vital na construção de componentes em sistemas baseados em POO, sendo assim uma finalidade essencial no processo de implementação de sistemas de informação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sistemas considerados grandes são complexos e difíceis de gerenciar e dar manutenção. Então, a organização em subsistemas em camadas é um facilitador fundamental dessas atividades, e até mesmo as atividades de teste e reparo. A implementação de classes e objetos de componentes também é uma forma de facilitar a operação, monitoramento e manutenção do sistema.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo