Testes de vitalidade pulpar são realizados com o objetivo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317684 Odontologia
Testes de vitalidade pulpar são realizados com o objetivo de determinar se o dente está inflamado, lesionado ou se há a necessidade de tratamento endodôntico. Um paciente, após a realização desses testes, com resposta negativa, fez o exame radiográfico, que detectou que a coroa dental de determinado dente apresentava-se hígida e com discreto espessamento em ligamento periodontal. Na inspeção clínico-visual, o dentista também identificou coroa dental levemente escurecida. Essa avaliação caracteriza a seguinte alteração odontológica:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - necrose pulpar.

Os testes de vitalidade pulpar são ferramentas fundamentais na endodontia para avaliar a condição do tecido pulpar. Quando um paciente apresenta uma resposta negativa a esses testes, significa que não há resposta sensorial da polpa dental, indicando uma possível necrose ou morte do tecido pulpar.

No caso em questão, a radiografia revelou uma coroa dental hígida, mas com discreto espessamento no ligamento periodontal e uma coroa levemente escurecida na inspeção clínica. Esses sinais são típicos de necrose pulpar, uma vez que a morte do tecido pulpar pode resultar em uma alteração na coloração do dente e uma resposta inflamatória no ligamento periodontal, mas sem cáries ou outras lesões visíveis na coroa.

Vamos agora justificar as alternativas incorretas:

B - pulpite reversível: A pulpite reversível é uma inflamação da polpa que pode ser resolvida com a remoção do estímulo irritante e o tecido pulpar pode se recuperar. Pacientes com pulpite reversível geralmente apresentam dor em resposta a estímulos e a polpa ainda está vital. Neste caso, a resposta negativa aos testes de vitalidade descarta essa opção.

C - pulpite irreversível hiperplásica: A pulpite irreversível hiperplásica, também conhecida como pólipo pulpar, é caracterizada por uma proliferação excessiva do tecido pulpar geralmente visível na cavidade de uma cárie extensa. No entanto, a questão descreve uma coroa hígida e escurecida, sem sinais de proliferação tecidual, descartando essa alternativa.

D - pulpite irreversível causada por cárie dental: A pulpite irreversível causada por cárie dental ocorre em resposta a uma infecção cariosa que atinge a polpa, causando um processo inflamatório irreversível. No entanto, a descrição de uma coroa dental hígida sem sinais de cárie e a ausência de resposta nos testes de vitalidade não são compatíveis com essa condição.

Portanto, considerando os sinais clínicos e radiográficos apresentados, a alternativa A - necrose pulpar é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada aborda o diagnóstico de condições pulpares e periapicais de um dente, com base em testes de vitalidade pulpar, exames radiográficos e inspeção clínico-visual. A resposta negativa nos testes de vitalidade pulpar indica que o dente não está respondendo aos estímulos, o que sugere que o tecido pulpar não está saudável ou funcional. O exame radiográfico mostrou que, apesar da coroa dental estar intacta (hígida), há um discreto espessamento do ligamento periodontal, que pode ser um sinal de alteração periapical devido a uma condição pulpar crônica. A coroa dental levemente escurecida é outro indício de necrose pulpar, pois a descoloração pode ocorrer devido à degradação de hemoglobina e outros componentes do sangue dentro da câmara pulpar após a morte do tecido pulpar. Portanto, a alternativa A - necrose pulpar é a resposta correta, pois é consistente com a falta de resposta aos testes de vitalidade (indicando que o tecido pulpar não está vivo), com o espessamento do ligamento periodontal e com a descoloração da coroa dental. As outras alternativas sugerem presença de vitalidade pulpar (B e C) ou uma causa específica de pulpite que não é corroborada pelos achados clínicos e radiográficos apresentados (D).

Não há gabarito correto. O escurecimento do dente, por si só, aliado ao leve espessamento do LP, não pode nos indicar necrose pulpar. Questão muito mal feita.

De fato, o leve espessamento do ligamento periodontal e o escurecimento do dente não podem, por si só, indicar necrose.

O que definiu a questão foi a descrição do enunciado de que "[...] após a realização desses testes, com resposta negativa [...]"

NÃO AOS TEXTOES INUTEIS DA DRA.SORRISO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo