No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do...
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o trecho “Outra medida que teve papel importantíssimo foi a implementação de cortes (tribunais), nos anos 90, para tratar de crimes menores, mediar conflitos comunitários e casos de violência doméstica e para lidar com usuários de drogas.” (ℓ. 25 a 29) poderia ser reescrito da seguinte forma: Outra medida cujo papel foi muito importante foi a implantação, nos anos 90, de cortes (tribunais) para tratar de crimes menores, mediar conflitos nas comunidades e casos de violência doméstica e lidar com usuários de drogas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CESPE. JUSTIFICATIVA - CERTO. O emprego do cujo mantém a relação da oração adjetiva com o sentido de posse; o deslocamento da locução adverbial não altera seu escopo; implantação é sinônimo de implementação; a supressão de para não prejudica a correção, uma vez que o primeiro para que aparece no período é suficiente para estabelecer a relação entre a oração anterior e todos os membros da enumeração.
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
CUIDADO
A questão não possui gabarito
Solicita-se julgamento da proposta de nova redação da passagem:
“Outra medida que teve papel importantíssimo foi a implementação de cortes (tribunais), nos anos 90, para tratar de crimes menores, mediar conflitos comunitários e casos de violência doméstica e para lidar com usuários de drogas.”
---
A nova redação, com as alterações destacadas, está transcrita abaixo:
"Outra medida cujo papel foi muito importante foi a implantação, nos anos 90, de cortes (tribunais) para tratar de crimes menores, mediar conflitos nas comunidades e casos de violência doméstica e lidar com usuários de drogas."
A substituição do pronome relativo "que" pela forma "cujo" é correta, alterando-se a construção que segue o pronominal para a ele adequar-se, incluindo a substituição da forma superlativa sintética "importantíssimo" por forma superlativa analítica equivalente;
Substitui-se "implementação" pelo sinônimo contextual "implantação", mudando-se também a posição do adjunto adverbial de tempo deslocado;
A substituição do adjetivo "comunitários" pela forma adverbial locativa "nas comunidades" causa alteração semântica na passagem. O nominal "conflitos comunitários" indica conflitos que envolvem a comunidade, que dizem respeito à convivência em comunidade; ao passo que "conflitos nas comunidades" indica qualquer conflito que ocorra nas dependências das comunidades, envolvendo ou não assuntos voltados à comunidade.
A supressão do termo "para" antes da forma verbal "lidar" não causa prejuízo sintático, vez que tal termo está expresso antes do verbo "tratar" e pode ser entendido como elíptico na ultima ocorrência.
Gabarito da banca: certo
Gabarito correto: errado
A substituição do adjetivo "comunitários" pela forma adverbial locativa "nas comunidades" causa pequena alteração de sentido que parece ter sido ignorada pela banca.
Outra medida cujo papel foi muito importante foi a implantação, nos anos 90, de cortes (tribunais) para tratar de crimes menores, mediar conflitos nas comunidades e casos de violência doméstica e lidar com usuários de drogas.
Não deveria haver vírgulas após medida?
Outra medida, cujo papel foi muito importante foi a implantação, nos anos 90, de cortes (tribunais) para tratar de crimes menores, mediar conflitos nas comunidades e casos de violência doméstica e lidar com usuários de drogas.
O "e" antes de "casos de violência doméstica" não deveria ser uma vírgula?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo