Uma cúspide dental acessória, localizada na superfície pala...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317686 Odontologia
Uma cúspide dental acessória, localizada na superfície palatina da cúspide mesio-lingual de um molar superior, pode ser vista nos dentes decíduos e permanentes, variando entre uma cúspide definida a uma fóssula ou fissura pequena e recortada. Normalmente, é mais aparente no primeiro molar e menos volumosa nos segundos e terceiros molares, quando existentes. Essa anormalidade dentária recebe o nome de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - cúspide de Carabelli

A questão aborda um conceito importante dentro da odontologia pré-clínica: as variações anatômicas nos dentes. O enunciado descreve uma cúspide acessória localizada na superfície palatina da cúspide mesio-lingual de um molar superior, que pode variar de uma cúspide bem definida a uma fóssula ou fissura pequena e recortada. Essa descrição se refere à cúspide de Carabelli.

A cúspide de Carabelli é uma variação anatômica frequentemente observada nos primeiros molares superiores, mas pode estar presente, embora menos pronunciada, nos segundos e terceiros molares. Esta cúspide é assim denominada em homenagem ao dentista austríaco Georg Carabelli, que a descreveu pela primeira vez.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender melhor:

A - Geminação: A geminação ocorre quando um único germe dental tenta se dividir, resultando em um dente grande com uma única raiz e um sulco central. Não se refere a uma cúspide acessória como descrito na questão.

B - Taurodontia: A taurodontia é uma condição em que a câmara pulpar do dente é aumentada verticalmente, resultando em raízes curtas e troncos radiculares alargados. Não está relacionada à presença de uma cúspide acessória na superfície palatina dos molares superiores.

D - Dente invaginado coronário tipo II: Esta condição, também conhecida como dens in dente, ocorre quando há uma invaginação do esmalte e da dentina em direção à polpa durante o desenvolvimento do dente. Não tem relação com a cúspide acessória descrita na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A cúspide de Carabelli é uma característica morfológica que pode ser encontrada na superfície palatina dos molares superiores, mais notadamente no primeiro molar. Esta estrutura é considerada um traço anatômico acessório e varia em tamanho desde uma cúspide proeminente até uma simples fossa ou fissura. Ela é nomeada após o anatomista austríaco Georg Carabelli, que a descreveu pela primeira vez. As outras opções da questão representam diferentes anormalidades dentárias: a geminação refere-se a um dente que parece ser dividido em dois, mas conta como um na contagem dentária; a taurodontia é uma variação na forma da câmara pulpar e raízes dos dentes, onde a câmara pulpar é elongada; e o dente invaginado coronário tipo II refere-se a um tipo de malformação da coroa do dente. Portanto, a alternativa C - cúspide de Carabelli - é a correta, pois descreve a anormalidade específica apresentada na questão, uma projeção na superfície palatina da cúspide mesiolingual, principalmente em molares superiores.

Cúspide de carabelli : cúspide acessória ; palatina da cúspide mesioligual do molar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo