Em 2017, o número de pessoas deslocadas por guerras, violênc...
Em 2017, o número de pessoas deslocadas por guerras, violência e perseguições bateu um novo recorde pelo quinto ano consecutivo. Do total de indivíduos forçados a se deslocar, 25,4 milhões haviam cruzado fronteiras, tornando-se refugiados. Os números são do relatório anual Tendências Globais, divulgado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
A respeito de tal situação, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão de forma detalhada para assegurar que você compreenda completamente o tema abordado.
Alternativa correta: B
A questão aborda o tema dos refugiados e deslocados forçados por guerras, violência e perseguições. Para resolvê-la, é necessário compreender a distribuição geográfica dos refugiados e os padrões comuns de deslocamento.
Justificativa da alternativa correta (B): "Boa parte dos refugiados vão para países vizinhos aos de seus locais de origem."
Esta afirmação é correta. Uma característica comum dos refugiados é procurar abrigo em países vizinhos ao seu país de origem. Isso ocorre por várias razões, como a proximidade geográfica, semelhança cultural e a menor complexidade logística no deslocamento. Por exemplo, muitos refugiados sírios se abrigaram em países próximos, como Turquia, Jordânia e Líbano.
Análise das alternativas incorretas:
A - "A grande maioria dos refugiados está nos países 'desenvolvidos', muitos dos quais são absorvidos como força de trabalho útil em realidades de envelhecimento demográfico."
Essa alternativa está incorreta. Embora alguns refugiados consigam chegar a países desenvolvidos, a maior parte deles permanece em países em desenvolvimento ou vizinhos ao seu local de origem. Países desenvolvidos, como os da Europa Ocidental e América do Norte, recebem uma parcela menor desse grupo, devido às políticas restritivas e à distância geográfica.
C - "O deslocamento em grande escala através das fronteiras é muito comum e a minoria das pessoas forçadas a fugir permanecem deslocadas internas e continuam a viver dentro de seus próprios países."
A alternativa está errada, pois inverte a realidade. Na verdade, a maioria das pessoas deslocadas permanece como deslocados internos dentro de seus próprios países. Apenas uma parcela menor cruza fronteiras e se torna refugiada.
D - "Depois da Síria, a Venezuela é hoje o segundo país que possui o maior grupo de refugiados do mundo."
Essa afirmativa não é correta. Embora a Venezuela tenha uma crise significativa de refugiados, ela não ocupa a segunda posição no ranking mundial. Países como Afeganistão e Sudão do Sul têm números maiores de refugiados.
E - "A maioria dos refugiados é adulta ou idosa e vive predominantemente em áreas urbanas, não em acampamentos ou áreas rurais."
Essa alternativa também não está correta. A composição etária dos refugiados é variada, com muitos sendo crianças e jovens. Além disso, uma grande parcela dos refugiados vive em acampamentos ou áreas rurais, especialmente em regiões que não possuem infraestrutura urbana suficiente para absorver grandes populações deslocadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo