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Q1918551 Português
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Como o metaverso impacta nos negócios, no ensino e nas relações de trabalho

Algumas áreas serão atingidas antes do que outras, como as vendas de grandes empresas e os setores de games, cultura e entretenimento

Apesar de ser um tema complexo, o conceito de metaverso pode ser definido de forma simples. É um mundo virtual imersivo e compartilhado, que pretende replicar atividades como interagir, trabalhar, comprar, construir e passear por meio de dispositivos digitais.  
Diretor de transformação digital do Grupo 4all, Gustavo Schifino explica que esse novo universo é um ambiente virtual onde podemos eliminar as dificuldades do mundo físico e potencializar as experiências do mundo digital. Mas, se por um lado o metaverso já faz parte da rotina de crianças e adolescentes que têm acesso a jogos digitais como Fortnite, Minecraft e Roblox, por outro ainda gera uma série de dúvidas sobre qual será o seu impacto em diferentes setores. Ele mudará o futuro dos negócios? Terá reflexo no ensino? E como ficam as relações de trabalho e de consumo?
Para estudiosos do tema, algumas áreas serão atingidas antes do que outras, como as vendas de grandes empresas e os setores de games, cultura e entretenimento. No entanto, como qualquer evolução tecnológica, pode levar décadas para que todos estejam familiarizados com o assunto e a utilização desse universo virtual seja massiva. Isso porque ele vem sendo incluído, primeiramente, na rotina de um nicho pequeno de pessoas: em geral, mais jovens e com maior poder aquisitivo.
— Ainda há muito para desenvolver e temos que estar preparados em todas as áreas, mas ver isso como algo negativo é errado. Sou um dos otimistas, acho que está muito no início, mas é uma onda grande em que todos estaremos imersos em não muito tempo — aposta o diretor de transformação digital. (...)
O ambiente estudantil também será muito impactado pelo metaverso, conforme Schifino. Para exemplificar, ele cita uma aula de História em que os alunos podem visitar a época em que determinado movimento ocorreu, uma aula de Biologia em que se pode "entrar" dentro do corpo humano ou uma aula de Astronomia em que os estudantes analisam de perto os planetas.
Em relação aos sistemas de tradução simultânea, Schifino afirma que funcionam muito bem no digital, possibilitando que se fale com pessoas de quaisquer lugares do mundo, mas ressalta que isso não significa que não será mais necessário aprender outras línguas, porque ainda haverá contato pessoalmente:  
— A tradução simultânea só não te limita no metaverso, mas ele não substituirá ou acabará com os ambientes físicos, que ainda serão relevantes. Porque quanto mais digital ficamos, mais humanos precisamos ser. (...)  
Os especialistas concordam que o metaverso ainda se trata de algo experimental, ou seja, serão alguns anos de tentativas até que realmente funcione em seu conceito mais amplo. Para Ticiano Paludo, por enquanto, as pessoas precisam ser educadas sobre as potencialidades do tema para entender o que está acontecendo e o que pode acontecer. (...)

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2022/04/como-o-metaverso-impacta-nosnegocios-no-ensino-e-nas-relacoes-de-trabalho-cl16eacz9001301651k856tcv.html. Acessado em abril de 2022.

Analise as afirmativas abaixo e considere se, de acordo com o que foi lido, são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O metaverso é muito útil para uso didático, já que os alunos poderão estar em lugares, épocas e situações que estão estudando.

( ) Os adolescentes que estão familiarizados com jogos digitais terão mais facilidade para realizar vendas de grandes empresas.

( ) Certamente o metaverso já poderá ser compreendido e adotado pela população de forma imediata.

( ) O metaverso deve ser evitado ao máximo, pois suas consequências serão nefastas para a educação. 


 A sequência que preenche correta e respectivamente os parênteses é:

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