As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociai...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q537762
Educação Artística
As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociais, filosóficas, artísticas, estéticas e
que, destas, tenham influências; também acredito que as propostas metodológicas traduzem,
obrigatoriamente, tais mobilizações e influências. No século XX, várias concepções pedagógicas
coexistiram, a exemplo da livre expressão (modernista) e da pós-modernista (DE CARVALHO,
2007 – Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000103753.pdf).
Analise as assertivas abaixo.
I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.
II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.
III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.
IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.
V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.
Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS
Analise as assertivas abaixo.
I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.
II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.
III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.
IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.
V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.
Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS