Julgue o item seguinte, relativos aos sentidos e a aspectos ...
No trecho “Se por acaso alguém tinha pensado em comprar um novo fio dental” (ℓ. 27 e 28), a partícula “Se” introduz uma oração interrogativa indireta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tanto a referida passagem quanto à imediatamente anterior denotam uma pergunta indireta e isso pode ser reconhecido às claras pela ausência do marcador interrogativo: o ponto de interrogação.
Certo.
ORAÇÕES INTERROGATIVAS
As orações interrogativas traduzem o desejo do falante de obter informação ou de formular questionamento, como em "Quem está aí?", "Isso é trabalho que se apresente?" e "Quero saber quem sujou o chão.". A interrogação em português classifica-se em direta e indireta:
Direta – Na expressão oral, a interrogação direta caracteriza-se pela entoação ascendente no final da frase – "Os convites já foram respondidos?" – ou no início, se começada por pronome ou advérbio interrogativo – "Como você soube disso?". Na escrita, a interrogação direta é assinalada pelo ponto de interrogação: "Tânia e Celsinho viajaram?" e "Quanto custa?".·
Indireta – A interrogação indireta realiza-se mediante período composto, onde a questão está contida na oração subordinada e o verbo da principal expressa desconhecimento ou desejo de informação: "Diga-me com quem você conversou." e "Gostaria de saber a que horas o secretário chegará.". Esse tipo de oração termina quase sempre em ponto final.
Fonte: http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica106.html
Correto.
Trata-se de uma oração interrogativa indireta, na qual, o questionamento está contido na oração principal.
Tanto é uma oração interrogativa que na continuação do texto é possível visualizar o seguinte: "Não está, respondi[...]"
Eu me pergunto se...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo