Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1309022 Enfermagem
Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre atenção básica e saúde da familia.

A) Incorreto. O uso correto de antimicrobianos em ambiente domiciliar pode previnir algumas infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes. São as profilaxias.


B) Incorreto. A responsabilidade por instituir as medidas para prevenir riscos e reduzir os danos aos pacientes nos serviços de saúde é de competência de todos os envolvidos no processo de cuidado a saúde. 


C) Incorreto. As superfícies e equipamentos, como mesas de cabeceira, bombas de infusão e estetoscópio, são contaminados por microrganismos multirresistentes. Precisamos ter atenção com esses objetos frequentemente.


D) Correto. Os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em “precaução de contato", pois não sabemos qual o tipo de exposição ele teve. E pode estar portanto algum microorganismo que pode dispersar na instituição. 


E) Incorreto. No pós-operatório, após a alta hospitalar, sinais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da cirurgia não são condições esperadas. Devem ser comunicadas ao médico imediatamente, pois podem indicar inicio de uma infecção. 


Resposta do Professor: D.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D: os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em “precaução de contato”. A precaução de contato é uma medida de segurança para prevenir a transmissão de microrganismos multirresistentes, uma vez que esses pacientes têm maior risco de desenvolver infecções hospitalares. Durante suas atividades de educação em saúde, o enfermeiro deve orientar pacientes, familiares e equipe de saúde sobre a importância da precaução de contato e como prevenir a transmissão de microrganismos multirresistentes. Essa medida é fundamental para garantir a segurança do paciente e prevenir falhas e danos em serviços de saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo