Na atualidade, as psicoterapias fazem parte do planejamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2019 - UFLA - Médico Psiquiatra |
Q2695864 Medicina

Na atualidade, as psicoterapias fazem parte do planejamento terapêutico de praticamente todos os transtornos mentais, seja como tratamento de primeira escolha, seja como abordagem coadjuvante de psicofarmacoterapia. Considere as proposições abaixo a respeito das diferentes abordagens psicoterápicas.


I - A ciência da psicanálise é o alicerce do entendimento psicodinâmico e forma a estrutura de referência teórica fundamental para uma variedade de intervenções terapêuticas, compreendendo não apenas a própria psicanálise, mas várias formas de psicoterapia de orientação psicanalítica e formas relacionadas de terapia que empregam conceitos psicodinâmicos.

II - Na terapia cognitivo-comportamental a função do terapeuta é auxiliar o paciente a usar os próprios recursos para identificar erros de lógica, pensamentos e crenças errôneos ou disfuncionais e, posteriormente, corrigi-los mediante exame das evidências, testes comportamentais e geração de pensamentos alternativos.

III - O processo psicanalítico envolve trazer à tona memórias e sentimentos reprimidos por meio de um deslindamento de significados ocultos de material não verbalizado e de formas voluntárias pelas quais o paciente evita conflitos subjacentes por meio de esquecimento defensivo e repetição do passado.

IV - As diferentes abordagens psicoterápicas divergem quanto à explicação que oferecem para as mudanças que almejam obter com seus pacientes. Nas terapias psicodinâmicas, o insight é considerado o principal ingrediente terapêutico; nas terapias cognitivas, as novas aprendizagens; nas terapias comportamentais, a correção de pensamentos ou crenças disfuncionais; e nas terapias de grupo, o uso de fatores grupais.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas