A necessidade de aumentar a segurança no local de trabalho l...
A doença que não resulte em incapacidade laborativa pode ser considerada uma doença do trabalho.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
Vamos entender por que a alternativa correta é "E - errado". De acordo com a legislação e as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, uma doença do trabalho é definida como aquela que está diretamente relacionada às condições em que o trabalho é realizado. Ela geralmente resulta em algum tipo de incapacidade, temporária ou permanente, para o trabalhador.
A questão menciona uma doença que não resulta em incapacidade laborativa. Neste caso, tal condição não se enquadra como uma doença do trabalho pelo simples fato de não afetar a capacidade de exercer a atividade laboral.
Justificativa:
- Errado: A afirmação está errada porque, para uma condição médica ser considerada como doença do trabalho, é necessário haver um impacto na capacidade de desempenhar funções laborativas.
- Certo: A alternativa "C" estaria correta se a afirmação dissesse respeito a doenças que efetivamente causam incapacidade, ainda que temporária.
O entendimento correto sobre doenças do trabalho é fundamental, pois isso impacta diretamente em direitos trabalhistas e em medidas de reabilitação e prevenção que a empresa deve adotar para proteger seus trabalhadores.
"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, veja na 8312 Art. 20:
§ 1º Não são consideradas como doença do trabalho:
...
c) a que não produza incapacidade laborativa;
Seven AFT, eu nao achei este conteudo no Art 20 da lei 8312
Houve um pequeno equívoco do colega Seven AFT na descrição do número da Lei.
LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.
Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:
I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.
§ 1º Não são consideradas como doença do trabalho:
a) a doença degenerativa;
b) a inerente a grupo etário;
c) a que não produza incapacidade laborativa;
d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.
§ 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho1.pdf
ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo