O acesso universal ao tratamento e à prevenção do HIV e de d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR
Q1212206 Medicina
O acesso universal ao tratamento e à prevenção do HIV e de doenças sexualmente transmissíveis possibilitou transformar o cenário da epidemia no país. A queda nas taxas de transmissão vertical do HIV, a redução da morbimortalidade da infecção e o aumento da expectativa e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e AIDS são uma realidade, caracterizando seu perfil crônico atual. Com relação ao risco de transmissão sexual do HIV, considere as seguintes afirmativas:
1. É possível afirmar que existe correlação significativa entre CV sanguínea e CV dos fluidos sexuais, embora nem sempre se possa ter certeza de que a CV sanguínea indetectável corresponderá à CV indetectável no sêmen ou fluidos vaginais.
2. Está demonstrado que o uso da TARV e a CV sanguínea não detectável reduzem o risco de transmissão sexual do HIV entre casais heterossexuais sorodiscordantes. Portanto, com as evidências atualmente disponíveis, é possível afirmar que esse risco está completamente eliminado.
3. Em gestações planejadas, com intervenções adequadas e realizadas no momento oportuno, o risco de transmissão vertical do HIV pode ser reduzido para menos de 1%.
4. Com relação às recomendações para abordagem da exposição sexual ao HIV, o atendimento inicial após a exposição sexual é considerado de urgência em função da necessidade de início precoce da quimioprofilaxia, uma vez que esta deve ser iniciada o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras 2 horas após a exposição, tendo como limite as 72 horas subsequentes.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas