Recente estudo sobre empreendedores negros revela uma melho...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos entender melhor o tema da questão e a justificativa para cada alternativa:
O enunciado aborda uma pesquisa sobre empreendedores negros, indicando uma melhora nas taxas de emprego e renda dessa população. Apesar dos avanços, ainda persistem desigualdades de gênero, cor e idade, embora estejam mais amenizadas. O conhecimento necessário para resolver a questão envolve compreender aspectos da realidade social e econômica brasileira, especialmente no que diz respeito às questões raciais e de desigualdade.
Alternativa B: Correta. Essa alternativa aponta que o orgulho racial e o aumento da renda levaram a uma representatividade significativa de afrodescendentes na nova classe média brasileira. Isso está alinhado com os dados indicados no enunciado, que mostram uma melhora nas taxas de emprego e renda dos empreendedores negros.
Alternativa A: Incorreta. A afirmação de que mais de um século da Lei Áurea foi suficiente para eliminar o peso da escravidão é inadequada. Ainda há muitas desigualdades raciais no Brasil, e os efeitos de séculos de escravidão ainda são sentidos na estrutura social.
Alternativa C: Incorreta. Esse item diz que a rejeição do sistema de cotas pelo Supremo Tribunal Federal contribuiu para a redução de negros e pardos na educação superior. No entanto, o STF aprovou e mantém as políticas de cotas raciais, que têm contribuído para o aumento da presença de estudantes negros e pardos no ensino superior.
Alternativa D: Incorreta. A alternativa sugere que negros e pardos deixaram de ocupar postos de trabalho de baixo rendimento. Apesar dos avanços, ainda existem muitos negros e pardos em empregos de menor remuneração, refletindo uma persistente desigualdade no mercado de trabalho.
Alternativa E: Incorreta. A afirmação de que a ascensão profissional de negros e pardos não está vinculada a anos de escolaridade é errada. Estudos mostram que a educação é um fator crucial para a ascensão social, inclusive para a população negra e parda.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A nova classe média brasileira é predominantemente jovem, composta em sua maioria por afrodescendentes, com menos gente com problemas de peso e mais famílias chefiadas por mulheres, segundo pesquisa do Ibope de 2010.
Comentário: profrodrigobarreto
A banca deu como gabarito a letra “b”, o que a meu ver se mostra incoerente. Primeiramente, porque a maioria dos integrantes da nova classe média ser negra não está relacionada (não é fruto) ao orgulho da raça. A banca quis fazer um paralelo com o aumento de brasileiros que se autodeclararam negros no último Censo, mas fê-lo do modo equivocado. Isso, porque, na realidade, esse aumento não se relaciona diretamente com “orgulho”, mas sim com o aumento da renda, com o aumento da escolarização e com a formalização do emprego. Portanto, a banca, nessa assertiva, inverteu a relação de causa e consequência. Em segundo lugar, não se pode dizer que a “esmagadora maioria” dos integrantes da nova classe média seja afrodescendente, pois esse é um termo absolutamente genérico. O que é esmagadora maioria? 75,34%? 98,36%? 80,2%? Com esse termo o candidato fica sem parâmetro de mensuração. Ainda que seja fato que os negros sejam maioria na nova classe média, cerca de 80%, esse termo é vago e impreciso. Como as demais assertivas também estão equivocadas, peçam a anulação dessa questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo