Os diagnósticos psicopedagógicos clínicos devem se basear e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236010 Psicologia
Os diagnósticos psicopedagógicos clínicos devem se basear em critérios provenientes de sistemas classificatórios, como por exemplo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e o CID 10. São critérios diagnósticos de transtorno específico da aprendizagem (TEA), de acordo com DSM-5, EXCETO: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Exige-se conhecimento do transtorno específico de aprendizagem conforme o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e o CID 10, atenção que a estão pede a incorreta, então analisemos as assertivas a seguir:

                                                                                                     
A)CERTO. Alternativa incorreta ao descreve que os sintomas específicos que tenham persistido por pelo menos duas semanas, segundo o DSM-V deve ocorrer por pelos 6 meses.

 

B)ERRADO. Assertiva como um dos critérios diagnóstico de transtorno de aprendizagem, como questão pede exceto este não é nosso gabarito.


C)ERRADO. Assertiva como um dos critérios diagnóstico de transtorno de aprendizagem, como questão pede exceto este não é nosso gabarito.


D)ERRADO. Assertiva como um dos critérios diagnóstico de transtorno de aprendizagem, como questão pede exceto este não é nosso gabarito.


E)ERRADO. Assertiva como um dos critérios diagnóstico de transtorno de aprendizagem, como questão pede exceto este não é nosso gabarito.

 

Clinicamente, caracteriza-se o transtorno específico da aprendizagem de acordo com 4 critérios essenciais e que podem ser especificados de acordo com a dificuldade apresentada (prejuízo na leitura, escrita e/ou matemática); a saber:

1. Dificuldade persistente para aprender habilidades acadêmicas fundamentais conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas abaixo, e que persista por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:

a) Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço;

b) Dificuldade para compreender o sentido do que é lido;

c) Dificuldade para ortografar;

d) Dificuldade com a expressão escrita;

e) Dificuldade para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo;

f) Dificuldades no raciocínio.

2. O desempenho do indivíduo nestas habilidades escolares afetadas está abaixo da média para a idade;

3. Devem estar presentes desde os primeiros anos escolares;

4. O transtorno de aprendizagem não pode estar associado à deficiência intelectual, atraso global do desenvolvimento, deficiências auditivas ou visuais ou a outro transtorno neurológico.

 

Fonte:

DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição ; DSM-5® UPDATE ; American Psychiatric Association ; ISBN: 978-85-82710-88-3 

 

Gabarito da professora: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ATENÇÃO: Questão com DUPLO gabarito!

A letra A realmente não está correta, todavia, a letra E também está incorreta, vejamos:

As dificuldades de aprendizagem não podem ser explicadas por deficiências intelectuais, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outros transtornos mentais ou neurológicos, adversidade psicossocial, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada.

Ou seja, caros colegas, há um erro esdrúxulo de redação. O examinador, ao inverter a ordem dos termos, abre uma possibilidade ERRÔNEA ao afirmar que "as dificuldades de aprendizagem podem não ser explicadas (...)".

Isso é o básico de noção de diagnóstico diferencial: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Não existe essa de "podem não ser explicadas" pelo transtorno tal, NÃO PODEM SER EXPLICADAS, porque se são, trata-se de OUTRO transtorno.

**Entrem com recurso!

O erro da letra A é mais gritante pois o DSM-V TR diz que a duração é de pelo menos 6 meses.

Importante reparar que a questão fala de TEA (Transtorno Específico de Aprendizagem) e não TEA ( Transtorno do Espectro Autista)

A

1.No Manual de Doenças Mentais 5ª edição (DSM V) há um capitulo intitulado Specific Learning Disorder – SLD. A tradução adequada seria Transtorno Específico de Aprendizagem. A sigla para Transtorno Específico de Aprendizagem seria TEA. Ocorre que TEA era a sigla usada para Transtorno do Espectro Autista e por este motivo diversos autores preferem usar a terminologia Perturbação Específica de Aprendizagem.

TEA também é transtorno especíco de aprendizagem , portanto a questão está certa , letra D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo