Os corredores das circulações internas devem ser dimensionad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEE-PE Prova: FGV - 2016 - SEE-PE - Professor de Edificações |
Q1070251 Arquitetura
Os corredores das circulações internas devem ser dimensionados de acordo com o fluxo de pessoas, assegurando uma faixa livre de barreiras ou obstáculos. Com relação às condições de acessibilidade e desempenho mínimo dessas instalações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A largura mínima para corredores em edificações e equipamentos urbanos é de 0,90 m para corredores de uso comum com extensão de até 4,00 m e 1,20 m para corredores de uso comum com extensão de até 10,00 m.
( ) Em edificações e equipamentos urbanos existentes em que a adequação dos corredores seja impraticável, devem ser implantados bolsões de retorno com dimensões que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas (180°), sendo no mínimo um bolsão a cada 15,00 m.
( ) A iluminação artificial dos corredores ou escadarias de uso comum das edificações habitacionais, considerando o nível mínimo de desempenho, deve apresentar um nível de iluminamento igual ou superior a 400 lux.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - V, V e F.

Vamos analisar cada afirmativa e entender por que essa é a alternativa correta:

1ª Afirmativa: A largura mínima para corredores em edificações e equipamentos urbanos é de 0,90 m para corredores de uso comum com extensão de até 4,00 m e 1,20 m para corredores de uso comum com extensão de até 10,00 m.

Esta afirmativa é Verdadeira. Segundo a NBR 9050:2020, norma brasileira que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as larguras mínimas mencionadas são consideradas adequadas para garantir a acessibilidade e o fluxo seguro de pessoas sem obstruções.

2ª Afirmativa: Em edificações e equipamentos urbanos existentes em que a adequação dos corredores seja impraticável, devem ser implantados bolsões de retorno com dimensões que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas (180°), sendo no mínimo um bolsão a cada 15,00 m.

Esta afirmativa é Verdadeira. A mesma norma NBR 9050 também aborda a necessidade de 'bolsões de retorno' em situações onde a modificação completa dos corredores não é possível. Esses bolsões são essenciais para permitir a manobra de cadeiras de rodas, garantindo a acessibilidade.

3ª Afirmativa: A iluminação artificial dos corredores ou escadarias de uso comum das edificações habitacionais, considerando o nível mínimo de desempenho, deve apresentar um nível de iluminamento igual ou superior a 400 lux.

Esta afirmativa é Falsa. De acordo com diretrizes de iluminação para acessibilidade, o nível de iluminamento recomendado para locais como corredores e escadarias é geralmente menor que 400 lux, variando conforme o contexto e tipo de edificação. Um nível de iluminamento de 400 lux seria mais adequado para áreas com alta exigência visual, como salas de trabalho ou de leitura.

Portanto, a resposta correta é a letra A - V, V e F.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Manobra completa não seria 360°?

Gab. A

Segundo 9050:

6.1.2 Iluminação

Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 150 lux medidos a 1,00 m do chão

porém de acordo com a Norma de Desempenho (15575/2015) deve ser o seguinte:

Sala de estar; Dormitório; Copa / cozinha; Área de serviço= > ou = 60 lux

Banheiro; Corredor ou escada interna à unidade; Corredor de uso comum (prédios); Escadaria de uso comum (prédios); Garagens/estacionamentos = não exigido

A)

6.11 Circulação interna

6.11.1 Corredores

a) 0,90 m para corredores de uso comum com extensão até 4,00 m;

b) 1,20 m para corredores de uso comum com extensão até 10,00 m; e 1,50 m para corredores com extensão superior a 10,00 m;

B)

6.11.1.1 Em edificações e equipamentos urbanos existentes, onde a adequação dos corredores seja impraticável, devem ser implantados bolsões de retorno com dimensões que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas (180°), sendo no mínimo um bolsão a cada 15,00 m. Neste caso, a largura mínima de corredor deve ser de 0,90 m.

C) única coisa que achei relacionado

6.1.2 Iluminação

Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 150 lux medidos a 1,00 m do chão

No item 1 ,equipamento urbano não seria uso público , se enquadrando assim na largura de 1,50?

Jhéssica Duarte se a pessoa gira 360° ela volta para a mesma posição, o bolsão de retorno é justamente para a pessoa poder mudar de direção (ou seja, uma volta de 180°)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo