No que se refere à acidente vascular cerebral isquêmico (AVC...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400604 Medicina
No que se refere à acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), assinale a alternativa que contempla um AVC de síndromes lacunares (Lacs), conforme a classificação clínica de Bamford para AVC agudo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa A é a correta porque se refere a manifestações clínicas típicas das síndromes lacunares, que são tipos de AVC isquêmico decorrentes da oclusão de pequenas artérias penetrantes que irrigam áreas profundas do cérebro, como a cápsula interna, o tálamo e o tronco cerebral. Síndromes lacunares são caracterizadas por sintomas específicos que não incluem disfunção cognitiva cortical ou alterações visuais complexas, como as mencionadas nas alternativas B e C. A síndrome motora pura, a hemiparesia atáxica (fraqueza em um lado do corpo combinado com ataxia), e a disartria (dificuldade na articulação da fala) são representativas desse tipo de AVC, porque elas correspondem ao padrão de déficits motores e/ou de fala que podem ocorrer sem envolver as funções corticais superiores. A alternativa D descreve um evento que poderia ser mais sugestivo de uma síndrome alternante, que é uma condição diferente e geralmente envolve o tronco cerebral. Portanto, a alternativa A é a que melhor representa as características das síndromes lacunares segundo a classificação clínica de Bamford para AVC agudo.

Síndromes lacunares (Lacs) • • • • • Síndrome motora pura. Síndrome sensitiva pura. Síndrome sensitivo-motora. Disartria – “Clumsy Hand”. Hemiparesia atáxica. * S/ afasia, distúrbio visuoespacial, distúrbio do campo visual. * Deficits proporcionados.

Nos infartos por oclusão de pequenas artérias cerebrais, também chamados infartos lacunares, o paciente apresenta clínica de síndrome lacunar (deficit neurológico sem comprometimento cortical) e, em geral, a TC ou RM demonstram lesões pequenas (lacunas) no território de artérias perfurantes, ou seja, núcleos da base, tálamo, tronco cerebral, coroa radiada e cápsulas interna e externa menores que 1,5cm de diâmetro. Ocorrem por degeneração dos pequenos vasos e de arteríolas perfurantes, por ação direta da hipertensão arterial crônica, associada ou não ao diabetes melito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo