Um pesquisador está testando em animais de experiment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2012 - UFRJ - Biomédico |
Q499175 Biologia
Um pesquisador está testando em animais de experimentação uma nova droga para o tratamento do diabetes mellitus tipo II, que visa a diminuir a glicose sanguínea. Para saber a eficiência desta droga, ele testa parâmetros fisiológicos que refletem a homeostase glicêmica. O pesquisador injeta glicose por via endovenosa e mede a glicose sanguínea (glicemia) nos tempos 0 (antes da injeção), 30, 60 e 120 minutos após a injeção da glicose. Se a droga foi eficiente e recuperou a normalidade da homeostase glicêmica, a glicemia aumenta nos tempos iniciais e aos 120 minutos deve voltar ao normal. Isto porque:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e as alternativas apresentadas.

A alternativa correta é: A

Para entender por que a alternativa A está correta, é importante compreender a função da insulina no controle da glicemia.

A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas em resposta ao aumento da glicose no sangue. Quando a glicose é injetada e o nível de glicemia aumenta, a insulina é secretada. A insulina facilita a entrada de glicose nas células, principalmente dos músculos e do fígado, onde pode ser usada para a produção de energia através da glicólise ou armazenada na forma de glicogênio e lipídios. Dessa forma, a glicemia é reduzida, retornando aos níveis normais após um certo período.

Vamos agora justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

B: O glucagon é um hormônio que tem efeito contrário ao da insulina. Ele é secretado quando os níveis de glicose estão baixos, não elevados. O glucagon aumenta a glicemia promovendo a glicogenólise (quebra do glicogênio em glicose) e a gliconeogênese no fígado. Portanto, ele não é responsável por diminuir a glicemia.

C: Embora a insulina realmente aumente a entrada de glicose nas células via o transportador de glicose GLUT4, este transportador não está presente em todas as células do organismo, mas principalmente em células musculares e adiposas. Portanto, essa alternativa está incorreta por generalizar a ação do GLUT4.

D: A adrenalina é um hormônio que geralmente eleva a glicemia, principalmente em situações de estresse, ao promover a glicogenólise e a lipólise. Portanto, ela não atua para diminuir a glicemia, tornando essa alternativa incorreta.

E: O glucagon não é secretado em resposta ao aumento de glicose no sangue e não atua aumentando a depuração renal de glicose. Ele é secretado em resposta a baixos níveis de glicose para aumentar a glicemia. Essa alternativa está, portanto, incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

resposta A

 

A presença de glicose na corrente sanguínea estimula a secreção de insulina cuja função é modular o movimento de glicose para dentro da célula diminuindo a concentração desse açúcar na corrente sanguínea.

A insulina é um hormônio que estimula a captação de glicose no tecido adiposo e nos músculos por meio de um transportador de glicose específico – GLUT4 – em células
musculares e gordura, mas não em células do fígado, portanto, a alternativa c está errada já que diz que o GLUT4 está presente em TODAS as células do organismo.

O glucagon possui ação antagônica à insulina, ou seja, estimula a liberação de glicose na corrente sanguínea através  da glicogenólise (degradação do glicogênio em glicose) e gliconeogênese (estimula a síntese de glicose), portanto as alternativas B e E também estão incorretas.

A epinefrina atua na liberação de glicose, análoga ao glucagon, portanto, D também está incorreta.

.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo