O trecho “o transporte motorizado individual” ( l.6-7) poder...
A respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do
texto acima, julgue o item seguinte.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO: ERRADO
O equívoco comum em questões de interpretação textual é confundir funções gramaticais, como ocorreu com a expressão “o transporte motorizado individual”. Esta expressão não é o sujeito da oração, mas sim objeto direto do verbo “privilegia”. O verdadeiro sujeito dos verbos “privilegia” e “prejudica” é o pronome relativo “que”, que se refere a “um modelo de desenvolvimento e urbanização”. Por isso, os verbos estão corretamente conjugados no singular.
A presença da vírgula após a expressão “o transporte motorizado individual” reforça que ela não exerce a função de sujeito, pois separa o objeto direto do verbo “prejudica”. Mesmo se a expressão fosse flexionada para o plural, não haveria necessidade de alterar a conjugação do verbo “prejudica”, mantendo-se a correção gramatical.
Prof. Décio Terror - Estratégia Concursos
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sujeito esta no singular " um modelo de desenvolvimento e urbanizaçao"
"o transporte motorizado individual" é OD do verbo PRIVILEGIA
O sejeito de PREJUDICA é um modelo de desenvolvimento e urbanizaçao
Sintetizando: O verbo concorda com o sujeito e n com OD. Um modelo de desenvolvimento e urbanizaçao PRIVILEGIA....PREJUDICA
como Carlos zambeli fala : cada verbo em seu quadrado .
ERRADO
O MODELO QUE PRIVILEGIA !
Verbo concorda com o núcleo , regra.
GABARITO: ERRADO
A banca queria levar o candidato a confundir o termo “o transporte motorizado individual” como sendo sujeito, por isso a flexão deste termo levaria à flexão do verbo; porém este termo não é sujeito. Os verbos “privilegia” e “prejudica” fazem parte de orações coordenadas assindéticas aditivas. O sujeito desses dois verbos é o pronome relativo “que”, o qual retoma a expressão “um modelo de desenvolvimento e urbanização”, por isso estão flexionados no singular. A expressão “o transporte motorizado individual” é apenas objeto direto do verbo “privilegia” e a flexão da expressão no plural não produzirá a flexão do verbo “prejudica”. Se ainda há dúvida, perceba que há uma vírgula entre a expressão “o transporte motorizado individual” e o verbo “prejudica”. Esse é mais um motivo para não se poder entender essa expressão como sujeito.
Prof. Décio Terror - Estratégia Concursos
GAB: E
O verbo está concordando com o núcleo do sujeito (modelo).
Um modelo que (...) prejudica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo