Acerca da avaliação de unidades de informação, julgue o item...
É dispensável a avaliação na fase de elaboração de plano, programa ou projeto; esta é imprescindível apenas na fase de implantação do plano.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
O item aborda a avaliação de unidades de informação, que é um aspecto crucial na gestão de bibliotecas e centros de informação. Compreender esse processo envolve o conhecimento de que a avaliação não se limita apenas à fase de implantação, mas é uma parte importante de todas as fases de desenvolvimento de um plano, programa ou projeto.
Na elaboração de um plano, programa ou projeto, a avaliação é indispensável. Durante essa fase, é necessário realizar análises criteriosas para garantir que os objetivos, recursos e estratégias estão adequadamente definidos. Isso ajuda a minimizar riscos, otimizar recursos e garantir que os resultados esperados possam ser alcançados de forma eficiente.
Portanto, dizer que a avaliação é dispensável na fase de elaboração e imprescindível apenas na fase de implantação está incorreto. Uma avaliação contínua e integrada em todas as fases do processo é crucial para o sucesso de qualquer iniciativa em unidades de informação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Almeida (2011, p. 11):
A PRINCIPAL função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano. Na implementação do plano, produz informações que contribuem para a maior produtividade e para a melhoria da qualidade.
Gab. Errado
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo