Assinale a alternativa correta, considerando o paradigma d...
Carlos pode andar, correr, pular. Ele tem 25 anos, é casado e trabalha com Tecnologia da Informação e Comunicação então:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A alternativa correta é a Letra A: "Carlos é um objeto. Tem como métodos andar, correr e pular e, ter 25 anos, ser casado e trabalhar com TICs são variáveis ou estados."
Na Programação Orientada a Objetos (POO), um objeto é uma instância de uma classe. A classe funciona como um "molde" para objetos, definindo atributos (características) e métodos (ações que os objetos podem realizar).
No caso em questão, Carlos é tratado como um objeto dentro do paradigma de POO. As ações que ele pode realizar, como andar, correr e pular, são consideradas métodos desse objeto. Eles representam o que Carlos é capaz de fazer. Por outro lado, características como ter 25 anos, ser casado e trabalhar com Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) são tratadas como atributos ou estados do objeto. Essas características são informações que pertencem a Carlos e ajudam a definir a sua "identidade" dentro do contexto do programa.
Essa distinção é fundamental na POO, pois permite que os programadores organizem o código de maneira estruturada e reutilizável, atribuindo a cada objeto as propriedades e comportamentos que são pertinentes ao seu papel dentro do sistema.
As outras alternativas apresentam conceitos equivocados ou interpretações incorretas dos princípios da POO:
- B: Não se pode dizer que "andar, correr e pular" são objetos, pois, dentro do contexto da POO, essas seriam ações (métodos) que um objeto pode realizar.
- C: A descrição de Carlos mais se assemelha à de um objeto do que a de uma classe. Classes são definições mais gerais e abstratas, enquanto objetos são instâncias específicas com estados e comportamentos definidos.
- D: A ideia de que ter 25 anos e ser casado são estados é correta, mas andar e correr são ações (métodos), não estados.
Compreender a diferença entre classes, objetos, métodos e estados é crucial para resolver questões de POO em concursos públicos e também para aplicar esses conceitos na prática da programação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa A) é uma questão sobre português camuflada
Em Programação Orientada a Objetos as ações(verbos) de uma classe são chamadas de Métodos.
Examinador reprovou em Português
a-
classe: Pessoa.
objeto: carlos
metodos: ações
vars: atributos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo