Após a leitura do texto, analise as proposições a seguir. ...
I. A palavra “esse”, destacada no primeiro parágrafo, faz referência ao termo fatigar.
II. No verbo “tendo-se”, destacado no primeiro parágrafo, o pronome está corretamente empregado na forma enclítica, pois o verbo ao qual ele está ligado está no gerúndio e vem precedido de vírgula.
III. No segundo parágrafo, a primeira ocorrência de parênteses intercala uma informação de caráter elucidativo; enquanto que a segunda ocorrência isola um comentário do autor.
IV. O termo destacado no penúltimo parágrafo é uma sigla e significa: e outras coisas.
A alternativa com a análise correta das proposições é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Etc. é uma abreviação da expressão latina et cetera (ou et coetera), que significa "e o resto"; "e outras coisas" (da mesma espécie); "e assim por diante". No Latim, et corresponde à conjunção "e" e cetera corresponde a "o resto".
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Et_cetera
s. f. 1. Espécie de abreviatura formada de iniciais ou primeiras sílabas de uma expressão que representa nome de instituição ou entidade comercial, industrial, administrativa ou esportiva, tal como ONU, por Organização das Nações Unidas, e CBD, por Confederação Brasileira de Desporto; acrônimo. 2. Letra inicial usada como abreviatura em manuscritos, medalhas e monumentos antigos. 3. Monograma. 4. Anat. Sinal cabalístico. 5. Rubrica, sinal convencional, marca; sinal representativo de corporação, firma, profissão etc.
Fonte: dicionário Michaelis.
Portanto a afirmação que etc significa "e outras coisas" está correta. O erro está em dizer que etc é uma sigla. Na verdade é uma abreviatura.
I - Incorreta. Emprego do pronome demonstrativo como elemento de coesão. A referência correta seria este.
II - Correta. É possível:
a) Sem Próclise: tendo-se mantido (pronome no verbo aux.) ou tendo mantido-se (depois do verbo principal);
b) Com Próclise: Não se tendo mantido ou tendo mantido não. OBS: Quando for verbo principal no particípio: o pronome TEM QUE FICAR antes do verbo auxiliar quando for caso de próclise: Não lhe havia feito. E sem caso de próclise: havia-lhe feito. NUNCA: havia feito-lhe.
III - Correta. elucidativo = explicativo.
IV - Incorreta. conforme explicação dada acima.
COMPLEMENTANDO
Item A: " É que "fadiga" é derivação regressiva de "fadigar" e não de "fatigar", revelando que ESSE verbo não é novo na língua."
O erro é afirmar que o pronome esse está se referindo ao verbo "fatigar". Na verdade, está se referindo ao verbo "fadigar".
" É que "fadiga" é derivação regressiva de "fadigar" e não de "fatigar", revelando que ESSE verbo não é novo na língua."
Entendi que ESSE se refere a "fatigar", pois estão mais próximos um do outro, e se no caso se referisse a "fadigar", como se diz está correto, deveria ser escrito AQUELE, por estarem mais distantes. Alguém me explica?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo