Leia o caso a seguir. Um professor de Psicologia chega ao c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2602603 Psiquiatria
Leia o caso a seguir.
Um professor de Psicologia chega ao consultório médico para avalição. Conta que foi chamado para uma palestra sobre um tema que dominava. Durante a palestra, relata que começou a apresentar “sensações estranhas”. Descreve como se tudo ficasse estranho naquele momento. Percebeu como se estivesse fora de seu corpo e olhando seu corpo por cima. Não conseguia mais falar sobre o tema proposto. Olhava para as suas mãos e não as reconhecia como suas. Nega alterações prévias do humor.
Elaborado pelo(a) autor(a).
As alterações psicopatológicas compatíveis com o caso são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender as alterações psicopatológicas mencionadas no caso apresentado. O tema central está relacionado com a percepção do eu psíquico e do eu corporal, áreas frequentemente abordadas no estudo da psicopatologia.

A alternativa correta é: B - alteração do eu psíquico e do eu corporal.

No caso descrito, o professor de Psicologia relata experiências de despersonalização e desrealização, que são indicativas de alterações da percepção do eu. Ele sente como se estivesse fora do próprio corpo (uma experiência de despersonalização) e não reconhece suas próprias mãos, o que também reflete uma alteração na percepção do eu corporal.

Vamos analisar as alternativas:

  • A - alteração do eu psíquico e humor delirante: Esta opção está incorreta pois o texto não menciona delírios. Humor delirante é caracterizado por uma mudança de humor acompanhada de ideias sem base na realidade, o que não se encaixa no caso apresentado.

  • B - alteração do eu psíquico e do eu corporal: Esta é a opção correta. As experiências de despersonalização e falta de reconhecimento das próprias mãos indicam claramente alterações no eu psíquico e eu corporal.

  • C - alteração do eu corporal e humor delirante: Incorreta, pois, como mencionado, não há indicação de humor delirante no relato do professor. Alterações do eu corporal estão corretas, mas o humor não é um fator relevante no caso descrito.

  • D - alteração do eu corporal e da memória: Também incorreta. Não há nenhuma menção a problemas de memória no relato, e a questão central é a percepção de si mesmo e do corpo, não da memória.

Em resumo, a chave para responder a questão é compreender a diferença entre experiências de despersonalização (alteração do eu psíquico) e desrealização (alteração do eu corporal) e reconhecer que o caso não aborda alterações de humor ou memória.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo