A concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona para...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) ERRADO - Sempre concorda
b) ERRADO - O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. ATENÇÃO: Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.
c) CERTO - Poderá concordar com os dois. ( Fonte: Nova gramática da lingua portuguesa. Pag 518)
D) ERRADO - sempre fica na 3ª pessoa
e) ERRADO - Quando o sujeito é o pronome relativo QUE , o verbo concordará com o termo antecedente. ( Se fosse o pronome relativo QUEM, aí sim concordaria das duas formas mostradas pela alternativa)
banca fanfaronica
a) Sujeito simples - o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema.
b) Sujeito coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.
Todavia, se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou no plural. Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.
c) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural. Ex.: A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão.
d) O sujeito é um pronome de tratamento - o verbo fica sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Ex.: Vossa Alteza pediu silêncio./ Vossas Altezas pediram silêncio.
e) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café.
Gabarito - C.
http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html
Vi um autor dizendo que metade correspondente a numeral , portanto deveria ficar no singular ...Está muito difícil matar as questões de português pois os autores / professores divergem !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo